Uma edição rara da última peça de William Shakespeare foi encontrada num seminário em Salamanca, na Espanha. Uma cópia de Os dois nobres parentes (The two noble kinsmen), escrita por Shakespeare e John Fletcher, foi encontrada pelo pesquisador canadense John Stone na biblioteca do Real Colegio de Escoceses, um seminário católico escocês localizado na Espanha.
O colégio, que foi fundado em Madri no século 17, voltou-se para a comunidade de escoceses católicos que saíram de seu país de origem com a proibição da religião romana. A peça de Shakespeare e Fletcher, publicada em 1634, provavelmente chegou à Espanha entre 1635 e 1640, acredita o pesquisador que a encontrou.
Com isso, acredita-se que essa se trata da primeira edição do autor no país, tendo em vista que a primeira até então teria chegado entre 1641 e 1651, descoberto no Royal College of San Albano, em Valladolid.
“No momento em que o vi, percebi que era a cópia mais antiga de Shakespeare na Espanha”, disse o pesquisador, que escreveu sobre o dramaturgo inglês. “A pergunta é se foi a primeira peça de Shakespeare a chegar à Espanha”, afirmou John Stone.
A peça Os dois nobres parentes é uma tragicomédia inspirada num dos Contos da Cantuária, de Geoffrey Chaucer.
O seminário dos escoceses de Madri foi um importante acervo de literatura inglesa para os intelectuais espanhóis durante o século 17. Stone acredita que a peça chegou “como parte da biblioteca pessoal de algum dos estudantes ou à pedido do reitor do Real Colegio de Escoceses, Hugh Semple, que era amigo do dramaturgo espanhol Lope de Vega e possuía muitas peças em seu acervo pessoal”.
Nos séculos 17 e 18, livros em inglês eram raros na Espanha por causa da severa censura eclesiástica, mas o colégio escocês tinha uma autorização especial para importar o que pretendiam. Acredita-se que, durante essa época, a pequena comunidade de escoceses do colégio foi a ponte intelectual mais significativa entre o mundo das produções em inglês e em espanhol.
Fonte: BBC
1 comentário
[…] Leia também: Shakespeare inédito descoberto na Espanha pode ser o primeiro do autor no país […]
Comentários estão fechados.