Uma incrível manifestação artística na área entre State Street e Liberty, em Ann Arbor, localizada no estado de Michigan, fez com que livros brilhassem no escuro. A convite do Departamento de Ciências Humanas da Universidade de Michigan, o coletivo de arte da Espanha Luzinterruptus levou a peça Literatura vs Tráfego para a cidade. O grupo realiza diversas intervenções urbanas em espaços públicos, utilizando a luz como matéria-prima. O objetivo é pausar o trânsito por alguns momentos e recuperar o espaço público como um lugar de interação e cultura, despertando a atenção para a literatura.
Isso se tornou possível pela iniciativa da Universidade de Michigan que conseguiu arrecadar 11000 livros doados pelas bibliotecas locais e pela população. Além disso, todo o processo teve a colaboração de 90 voluntários.
Durante um tempo, os livros iluminados no asfalto criaram o cenário de um rio com ondas brancas formadas por folhas de livros que se movimentavam pelo vento. Após, quando o escuro predominou, os visitantes puderam acessar, apreciar e levar os livros mais interessantes. Em menos de 2 horas, a rua ficou vazia e o objetivo foi alcançado com sucesso.
Confira as imagens:
Fontes:
Cultura Inquieta
Luzinterruptus