Harper Lee, autora de O Sol é Para Todos, morreu hoje aos 89 anos. A notícia divulgada hoje pelos veículos de informação de sua cidade, Monroeville, onde nasceu e morreu rapidamente se espalharam. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Um anos após lançar sua segunda obra Vá, Coloque um Vigia, encontrada em uma gaveta após 55 anos, a autora de uma das obras mais belas do século XX nos deixou. O Sol é para Todos, um dos romances mais famosos do século XX, é sua obra mais conhecida.
Para quem não conhece, o romance conta a história de Scout, uma menina de 9 anos, Jem, seu irmão de 13 e Dill, um amigo que visita a cidade de Maycomb todos os verões. Tudo corre tranquilamente até que Atticus, pai de Scout e Jem e advogado, é escolhido para representar a defesa de Tom Robinson. Esta poderia ser uma clássica história de tribunal que, convenhamos, ninguém faz melhor que os americanos – não fosse pelo fato de Tom Robinson ser negro, Atticus ser branco e a história se passar em meados de 1930 numa cidade do sul dos Estados Unidos.
Trata-se de uma obra essencial para discutir as questões raciais americanas, principalmente no pulsante sul americano que vendeu, até hoje, mais de 30 milhões de cópias. “Vá, Coloque um Vigia, teve a maior pré venda dos EUA desde Harry Potter, com 1,6 milhões de exemplares vendidos em papel. Vá, coloque um vigia, editada por Harper Collins, põe em cena, 20 anos mais tarde, os mesmos personagens de seu primeiro livro.
Confira as melhores frases da obra:
https://jornalnota.com.br/2015/12/17/as-10-melhores-frases-de-o-sol-e-para-todos-de-harper-lee/
Leia a resenha de O Sol é Para Todos:
http://indiqueumlivro.literatortura.com/2015/08/03/o-sol-e-para-todos-de-harper-lee/
Matéria com informações do portal G1