A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, anunciou que entregará a Medalha W.E.B. Du Bois de 2025 à ativista brasileira Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018. A cerimônia está marcada para esta terça-feira (4), no Sanders Theatre, em Cambridge, Massachusetts.
A medalha é concedida a trajetórias que contribuem para o legado intelectual e cultural das populações africanas e afrodescendentes. Marielle Franco será a primeira figura pública brasileira e a segunda latino-americana a receber a distinção máxima da universidade em Estudos Africanos e Afro-Americanos. A outra homenageada da região foi a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, em 2024.

W.E.B. Du Bois foi sociólogo, historiador, autor, editor e ativista norte-americano, reconhecido como líder nos protestos pelos direitos civis nos EUA na primeira metade do século XX. Ele ajudou a fundar o movimento que levou a avanços na luta contra a segregação racial.
Marielle Franco destacou-se na defesa dos direitos humanos e na crítica à violência de Estado no Brasil. Nascida no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, atuou em pautas relacionadas a mulheres negras, comunidades LGBTQIA+ e periferias. Eleita vereadora em 2016, presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal do Rio.Outros premiados em 2025 incluem o acadêmico James E. Young e especialistas em memória coletiva. A cerimônia será aberta ao público, com ingressos disponíveis pelo Harvard Box Office.

