Um dos finalistas do Prêmio Jabuti na categoria “Escritor Estreante de Poesia” está prestes a fazer 106 anos e publicou seu livro depois dos 80 anos. O seu nome é Arnaldo Júlio Barbosa e ele chegou em Brasília como pedreiro e ajudou a construir a nova capital. Ele lança o livro de poesia “A jovem Margarida e as proezas do amor”, originalmente manuscrito em 1947 e publicado só em 2023.
Segundo o Correio Brasiliense, Arnaldo Júlio Barbosa veio para Brasília em 1959 para trabalhar. A rampa do Congresso Nacional, a cidade de Taguatinga e a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, onde assistia à missa todos os domingos ao lado de Juscelino e Dona Sarah Kubitschek, contam parte da história deste importante potiguar, que torna-se cidadão honorário da capital que ajudou a construir.
Seu Arnaldo deixou a família no Rio Grande do Norte para vir a Brasília há 65 anos. Antes disso, porém, já escrevia, no Nordeste, poesia em formato de cordel. Foi em 1947 que ele deu à luz as 143 estrofes de A jovem Margarida e as proezas do amor, pelo qual concorre ao Prêmio Jabuti no eixo ‘inovação’ como escritor estreante na categoria poesia.
“A mente dele é muito poema”, afirma. Apesar da cultura de criação da época, a neta conta que Arnaldo tem uma visão de mundo muito aberta e, por isso, apesar da idade, ele é atual. “O vô desafia até hoje as dificuldades que tem. Ele é inovação aos 106 anos.”, conta a neta Andréia Cardozo, que é professora
Leia também: 100 anos de Kafka: Por que o autor ainda é um machado que quebra o mar gelado em nós?
Do que fala A jovem Margarida e as proezas do amor, de Arnaldo Júlio Barbosa?
A obra é a concretização de um sonho, permitindo a eternização de um tesouro que o autor criou e sempre preservou com muito zelo. No formato de literatura de cordel, com 143 estrofes estruturadas em sextilhas, com versos metrificados em redondilha maior, Arnaldo Júlio Barbosa publica seu primeiro livro aos 105 anos de idade.
Esse romance foi originalmente manuscrito em 1947 e agora chegou a hora de compartilhar com o mundo essas notas de amor e esperança. A trama do livro gira em torno de Margarida, uma jovem que se viu privada de viver um grande amor, representando as muitas mulheres que ainda hoje enfrentam submissão e necessitam de coragem para conquistar sua liberdade.
E deste livro, repleto de inspiração, fica a derradeira lição: a verdadeira felicidade é encontrada apenas quando seguimos os anseios do coração.
Compre aqui!
Sensacional!