Em 2025, o personagem Bidu, primeiro gibi criado por Mauricio de Sousa, completa 65 anos. Lançado originalmente em 1960, o título marcou o início da trajetória do cartunista que viria a se consolidar como um dos nomes mais influentes dos quadrinhos no Brasil.
Bidu foi inspirado no cachorro de infância de Mauricio e foi publicado, inicialmente, em uma tira de jornal pela Folha de S. Paulo. Posteriormente, apareceu como protagonista da publicação inaugural, a Bidu Nº1, ao lado de personagens como Franjinha, Titi, Manezinho, Jeremias, Humberto, entre outros. A edição de estreia, intitulada O Cachorro Falante, narra a história de um mágico frustrado que tenta hipnotizar Bidu, mas acaba sendo atingido por uma pedra lançada por Franjinha. A ação provoca uma troca de personaliaddes entre os dois, fazendo com que o cachorro passe a falar. A trama foi tão marcante que foi recriada em 1070, na primeira edição da revista Mônica.
Leia também: 5 curiosidades de Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica

Para celebrar a longeva carreira, está previsto para outubro de 2025 o lançamento de Mauricio de Sousa: O Filme, cinebiografia que pretende abordar a trajetória do criador desde a infância até os dias atuais. O longa, cuja estreia coincide com os 90 anos de Mauricio, também fará referência ao lançamento da primeira edição da revista Mônica, abordando seu processo criativo, as inspirações para os personagens e os desafios pessoais enfrentados ao longo da carreira — inclusive no âmbito familiar. Você pode conferir o trailer aqui.

A produção busca valorizar não apenas a contribuição artística de Mauricio de Sousa, mas também o impacto social e cultural de seu trabalho no imaginário infantil e na formação de leitores no Brasil.

