Já pensou na possibilidade de seus médicos receitarem visitas a museus como um tratamento para melhorar a sua saúde? É o que alguns profissionais da saúde na Suíça estão desenvolvendo com o projeto “receita de museu”.
Para melhorar a saúde de seus pacientes, Nauchâtel, uma cidade no noroeste da Suíça, agora oferece a chamada “receita de museu”. Os médicos são orientados a receitarem visitas a museus, galerias de arte e jardins públicos aos seus pacientes a fim de promover o seu bem-estar através da cultura. Visitar um museu poderia ajudar a romper com o isolamento, a caminhada pelo espaço promoveria uma atividade física e o contato com a arte limparia a mente.
Leia também: Isabelle Drummond e Carlos Drummond de Andrade: Qual a relação entre a atriz e o poeta?

A pessoa que receber uma “receita de museu” poderá visitar um dos quatro museus de Neuchâtel de forma gratuita. O projeto tem gerado uma resposta positiva: de um total de mil receitas, 350 já foram utilizadas. A iniciativa foi inspirada por um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019. Esse estudo explorou o papel das artes na promoção da saúde e no tratamento de doenças.
O projeto será testado por um ano e poderá ser ampliado para outras atividades, como o teatro. As visitas a museus não devem ser tratadas como uma solução, e sim como uma ferramenta no processo de cura. A iniciativa deve ser combinada com cuidados contínuos, como terapia individual ou em grupo, medicamentos, meditação e outros ajustes no estilo de vida.