Uma notícia que ninguém que ama arte gostaria de dar. Morreu, aos 78 anos, o diretor David Lynch, de ‘Cidade dos sonhos’ e ‘Twin Peaks’.
A causa da morte não foi divulgada, mas o diretor sofria de um enfisema pulmonar grave após anos como fumante. Esta doença, inclusive, o impediria de continuar a dirigir produções presencialmente.
“Há um grande vazio no mundo agora que ele não está mais conosco. Mas, como ele diria, ‘fiquem de olho na rosquinha, e não no buraco’. É um dia lindo com raios de sol dourados e céus todos azuis”, escreveu a família no Facebook. Vá em paz, mestre!
Quem é David Lynch?
David Lynch é um diretor, roteirista, produtor e artista visual americano conhecido pelos filmes surrealistas e por ter desenvolvido um estilo próprio de contar histórias. Nascido na cidade interiorana Missoula, em Montana, nos Estados Unidos, é filho de um cientista e uma professora de inglês. A família de Lynch se mudou diversas vezes devido à profissão do pai, pesquisador para o departamento de agricultura do país. Apesar disso, ele finalizou os estudos e durante a juventude fez parte dos escoteiros.
Envolvido com as artes plásticas, seus primeiros curta-metragens, Six Men Getting Sick (1966), The Alphabet (1968), The Grandmother (1970) e The Amputee (1974), foram bastante provocadores. Durante esse tempo, ele se casou com a colega Peggy Reavey, com quem teve a filha Jennifer Lynch, também diretora e roteirista. David Lynch enviou um de seus roteiros para o Instituto Americano de Cinema, que resolveu apoiar financeiramente os trabalhos, além de ser o lugar em que ele iria estudar cinema posteriormente.