O espetáculo 5 DANÇAS, idealizado, escrito e dirigido por Fernando de Proença e estrelado pelas dançarinas Cintia Napoli, Cinthia Kunifas, Rosemeri Rocha, Marila Velloso e Mônica Infante é composto por cinco solos de dança com estilos e abordagens diferentes. A montagem convida o público a mergulhar na história da dança por meio das trajetórias de cinco dançarinas, nascidas na década de 60, com mais de 40 anos de carreira. A temporada será realizada na Sala Multiuso do Sesc Copacabana, de 5 a 15 de dezembro, com sessões de quinta a domingo, sempre às 19h.
A partir da vivência no corpo de diversas energias vitais e suas circulações e dinamismos, 5 DANÇAS compartilha publicamente questões atuais sobre a duração de uma vida pública como artistas da dança, expondo aspectos pedagógicos, poéticos e políticos. Nas danças, o teatro, o palco e as coisas que agem junto com as dançarinas em cena, são corpos. Um bailado de materialidades. 5 movidas.
Segundo Fernando de Proença, o 5 DANÇAS surgiu “do desejo, da necessidade, da urgência de colocar cinco mestras da cidade de Curitiba e também do Brasil para agirem juntas em cima do palco.” O diretor encontra nelas um fundamento de grande importância para a história da dança paranense e entende que reuni-las nos palcos permite de forma profunda uma reflexão sobre o tempo a partir de corpos experientes, pensando em trajetórias na dança evocando passado e futuro.
“Esses corpos estão absolutamente encharcados de tempo”, diz Proença, “o desejo foi de que elas, mais uma vez, dentro de um circuito energético criado a partir das experiências de corpo e de vida, possam fazer novos encontros com o público e encontrar as pessoas a partir dessa trajetória de experiência de 40 anos aproximados de cada uma na dança”
A montagem reúne solos diferentes mas que, por serem apresentados em um mesmo espaço e situação, criam uma articulação e cadência de peça própria. Durante a composição, Proença realizou os ensaios com as dançarinas individualmente com cada uma, o que fez com que elas não acompanhassem o trabalho uma da outra, mas vissem apenas no ensaio geral.
Segundo Marila Velloso, uma das dançarinas do espetáculo, essa abordagem foi significativa para valorizar a individualidade de cada uma.“Foi muito potente essa atenção dirigida para as particularidades das histórias de cada uma e para as singularidades de corpos e danças que são em cada uma das 5 corporalizadas de modos distintos, por técnicas similares porém também diferenciadas.”, ela diz.
Marila Velloso é artista da dança, produtora, professora e pesquisadora. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e especialista em Consciência Corporal/Dança na Faculdade de Artes do Paraná. Segundo ela, a montagem valoriza a dança paranaense e curitibana, mas também induz a ideia de que pode-se ampliar os modos de ver, pensar e imaginar corpos e dança. Isso pois cada solo explora o território da experiência e da vivência de cada uma individualmente ao passo que, também, de acordo com Fernando de Proença, “fala sobre um tempo, fala sobre um contexto, fala sobre modos de produzir, criar e viver de dança”
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Cada uma das dançarinas traz uma abordagem singular, refletindo suas experiências e estilos únicos: Cintia Napoli pensa em cena sobre habilidade e técnica, revive o clássico Paganini, dançando a mesma música de sua primeira audição em 1980 a fim de refletir sobre o tempo; Cinthia Kunifas executa uma dança energética e expansiva, mobilizando o palco com ações que evocam o teatro e a energia da cena; Rosemeri Rocha conduz uma aula de dança ao vivo, entrelaçando som e luz em uma metadança que envolve o público; Marila Velloso dança com copos e líquidos, revelando sua coreografia interna por meio de fluidez e matéria; e Mônica Infante apresenta uma dança autobiográfica, onde gestos guardados em seu corpo se tornam passaportes para que o público acesse sua história. Juntas, essas mulheres constroem a história da dança em Curitiba e no Brasil, abrindo caminhos para futuras gerações de artistas.
É, portanto, permitindo um olhar individual, mas também coletivo, circunscrito porém amplo, que 5 DANÇAS potencializa as maneiras de se entender e conceber a dança: valorizando a trajetória e a história.
“Outro dia li que não existe ex dançarina. E é por aí. A gente ajusta o tempo para dançar e dança sempre que pode porque depois de tantos anos dedicando o corpo ou a corpa sabe bem o caminho, e as danças se ajustam para as limitações e inúmeras possibilidades que temos ainda de criar e de se colocar a ver em cena. Tem muita experiência lá, entre as 5 garotas.”, disse Marila Velloso
Perguntado sobre suas expectativas quanto à recepção do público, Proença relata: “Eu tenho o desejo de que o público encontre essas danças a partir dessa tessitura fina, que é uma peça historiográfica que fala sobre cada uma, mas que também fala sobre um tempo, fala sobre um contexto, fala sobre modos de produzir, criar e viver de dança.”
SERVIÇO
5 DANÇAS
Local: Sesc Copacabana (Sala Multiuso)
Endereço: Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, Rio de Janeiro
Quando: de 5 a 15 de dezembro de 2024
Dia/Hora: quinta a domingo, às 19h
Ingressos: R$ 7,50 (associado do Sesc), R$ 15 (meia-entrada), R$ 30 (inteira)
Duração: 100 minutos
Classificação: 12 anos
Capacidade: 50 lugares