“Arqueologias do futuro”, peça-performance concebida pelo ator e performer Mauricio Lima, que também assina dramaturgia e direção com Dadado de Freitas, transcende as fronteiras entre documentário e ficção para desafiar e transformar estigmas sociais relacionados aos corpos pretos favelados
A peça-performance, idealizada pelo ator e performer Mauricio Lima – também responsável pela direção e dramaturgia em colaboração com Dadado de Freitas – é um desdobramento do projeto Museu dos Meninos – um museu virtual que investiga procedimentos de preservação, inscrição e invenção de memórias a partir de uma perspectiva favelada e periférica. A pesquisa acontece no Complexo do Alemão, um dos maiores conjuntos de favelas do Rio de Janeiro. Vale destacar que o Museu dos Meninos foi indicado ao 34º Prêmio Shell na categoria Energia Que Vem da Gente.
Para ARQUEOLOGIAS DO FUTURO, Lima apresenta uma arqueologia afetiva, explorando cinco ‘artefatos’ que compreendem objetos, vídeos, personagens e histórias encontrados na fase de pesquisa para o Museu dos Meninos. A dramaturgia parte do “museu” como uma metáfora, mas também se relaciona com os elementos museológicos de forma concreta a partir das ideias de acervo e coleção.
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A performance mergulha nas memórias, tanto reais quanto inventadas, do performer no Complexo do Alemão, seu território de origem, acompanhado de mais 30 vozes dos jovens negros que formam a coleção permanente do Museu dos Meninos. Nesse contexto, a narrativa instiga reflexões sobre o que o corpo fala, quais corpos são genuinamente percebidos e ouvidos, e quem detém o direito de narrar suas próprias histórias.
A encenação, que transita entre teatro, performance, dança e artes visuais, propõe configurações poéticas para corpos e territórios sistematicamente oprimidos. “Trazemos para o palco uma subversão do imaginário social estigmatizante ligado a esses meninos e ao Complexo do Alemão. O que colocamos em cena é a vida e a delicadeza que transbordam do território e dos corpos que ali vivem, em um exercício poético de criação de outras perspectivas de futuro para esse território e essa juventude”, destaca Mauricio.
As provocações visuais e sonoras desempenham um papel crucial em ARQUEOLOGIAS DO FUTURO. “A peça materializa, em cena, a tensão entre o visível e o invisível, radicalizando a relação entre luz, som e movimento em uma experiência sensorial. Uma manipulação imagética para que ecoe uma pergunta fundamental: ‘Você consegue me ver?”, completa Dadado. A trilha sonora original é composta por Novíssimo Edgar e Beà Ayòóla. A direção de arte é de Evee Ávila.
ARQUEOLOGIAS DO FUTURO foi contemplado no Edital de Chamada Emergencial de apoio ao Teatro “Evoé! RJ”, do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC- RJ) através dos recursos da Lei Paulo Gustavo.
SERVIÇO:
ARQUEOLOGIAS DO FUTURO
Duração: 50 minutos
Faixa etária: 14 anos
PROGRAMAÇÃO:
>ARENA CARIOCA DICRÓ
Quando: 19/7 (sexta-feira às 19h)
Endereço: Parque Ary Barroso – Entrada pela Rua Flora Lobo, s/n – Penha Circular. Ingresso: gratuito (retirada 2 horas antes da sessão ou pela plataforma https:/ riocultura.eleventickets.com/#!/home )
Oficina: Remixagens Biográficas – autorrepresentação e depoimento Quando: 25/07 (quinta-feira das 14h às 18h)
Ministrante: Mauricio Lima
Vagas: 20
Inscrição: pelo link disponível na bio do perfil @omuseudosmeninos
>TEATRO CACILDA BECKER
Quando: 26/7 e 27/7 (sexta e sábado às 19h) e 28/07 (domingo às 18h)
Endereço: Rua do Catete, 338 – Catete
Capacidade: 140 lugares
Ingresso: gratuito (retirada via Sympla)
*No dia 26/7 a sessão contará com tradução em Libras e audiodescrição.
FICHA TÉCNICA:
Performance: Mauricio Lima
Direção: Dadado de Freitas e Mauricio Lima
Dramaturgia Sampleada: Dadado de Freitas e Mauricio Lima
Direção de Arte: Evee Ávila
Direção de Produção: Nely Coelho / Ginja Filmes
Trilha Sonora: Novíssimo Edgar e Beá Ayòóla
Sonoplastia, Mixagem e Master “Artefato 3”: Vinicius Guelfi
Videoartista: Caio Casagrande Video Mapping: Fagner Lourenço Desenho de Luz: Dadado de Freitas
Operação de videomapping: Carolina Godinho
Operação de luz: Debrá
Técnica de som: Raquel Brandi
Montagem: Guiga Ensa, Bruno Oliveira
Colaboração Artística: Tainah Longras e Romulo Galvão.
Imagens “Homem-Bola”: Diogo Nascimento.
Mídias Sociais: Rodrigo Menezes
Formação de público: Marcelo Lemmer / RL Acessibilidade
Acessibilidade: RL Acessibilidade
Assessoria de Imprensa: Lyvia Rodrigues / Aquela Que Divulga