Os estudantes da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, no Pará, já foram destaque no ano passado. Na época, o Nota publicou uma matéria sobre os resultados dos alunos na prova de redação do Enem. Releia AQUI.
Na edição passada, 64 deles foram aprovados em universidades federais e 26 alcançaram mais de 900 pontos no exame. Este ano, no entanto, o número praticamente triplicou. Foram 75 estudantes que tiraram mais de 900 pontos na redação. Pelo menos 200, contabilizados até agora, conseguiram notas maiores que 780.
A professora Ione Franco é uma das responsáveis por esse sucesso. Ela é formada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e acompanha constantemente a escrita dos alunos em sala de aula.
Mesmo que o tema da prova de redação do Enem 2023 – “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” -, tenha inicialmente assustado muitos candidatos, o assunto abordado era muito próximo das suas realidades: “Eles convivem com as mães, com as avós, que vivenciam essas vidas de trabalhar, de cuidar da casa, de ser ou não valorizada. Eles têm esse conhecimento de mundo”, relatou a professora. Assim, o domínio da escrita do tema proposto não apresentou dificuldades, já que eles faziam reflexões constantemente em sala de aula.
No momento, os estudantes aguardam os resultados dos vestibulares e processos seletivos, como Sisu e Prouni, que abrem as inscrições nas próximas semanas. Enquanto isso, a professora permanece incentivando e confiando no potencial de seus alunos.