No mês de novembro de 2023, Aline Bei participou da 49° Feira do Livro de Pelotas, no Rio Grande do Sul. A escritora é formada em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia Helena Centro de Artes e Educação e Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
No bate-papo, Aline contou um pouco da sua trajetória, do processo de criação artística e de suas influências literárias. Confira alguns autores e autoras que fizeram parte de suas leituras:
Pedro Bandeira – na infância;
Marcelo Rubens Paiva – na adolescência;
Nelson Rodrigues, Anton Tchekhov – como estudante de Artes Cênicas;
Clarice Lispector – experiência no Teatro;
Posteriormente, foi mantendo contato com livros de diversas escritoras: Hilda Hilst, Lygia Fagundes Telles, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Ana Martins Marques, Angélica Freitas, Luiza Romão, entre outras.
O primeiro romance da autora, O peso do pássaro morto (2017), foi o vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria melhor romance de autor com menos de 40 anos e do Prêmio Toca, além de finalista do Prêmio Rio de Literatura. Em 2022, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria melhor romance, e ficou entre os 5 finalistas do 64º Prêmio Jabuti, na categoria romance literário, com o livro Pequena Coreografia do Adeus (2021).
Compre os livros da autora aqui!
Leia também: As literaturas de Aline Bei: entre o peso e a coreografia
Já no programa Provoca, da TV Cultura, conduzido por Marcelo Tas, Aline indicou 4 livros para leitura:
- Corpo desfeito, de Jarid Arraes;
- As despedidas, de Carina Bacelar;
- Céu noturno crivado de balas, de Ocean Vuong;
- Lili: novela de um luto, de Noemi Jaffe;
Assista ao vídeo: