Como às vezes acontece com quem é apaixonado por livros, os quadrinhos costumam ficar para trás na minha lista de leituras. Talvez porque achamos que podemos ler rápido e a qualquer momento, não sei. Hoje, resolvi então (até pra ver se tomo jeito) expor aqui as HQs que tenho em mente para tirar esse atraso!
Confita a lista completa de quadrinhos:
1- A Alma que caiu do corpo, de André Toral
Na forma de histórias em quadrinhos, André Toral traça um painel sobre o contato, quase sempre violento, entre brancos e indígenas ao longo da história do Brasil, desde o século XVII até os dias atuais, e resgata as soluções de sobrevivência encontradas pelos povos originários. Aqui, eles não são as vítimas ou perdedores, mas sujeitos e protagonistas de suas próprias histórias, algumas vezes narradas em primeira pessoa.
Compre o livro aqui!
2- Grama, de Keum Suk Grendry-Kim
Grama é uma poderosa graphic novel antiguerra que narra a história real da sul-coreana Ok-sun Lee, vendida pela própria família na infância e forçada à escravidão sexual pelo Exército Imperial Japonês. Ela é uma das várias mulheres que foram capturadas para servir aos soldados nas chamadas “casas de conforto”, espalhadas pela China e por territórios ocupados pelo Japão durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa e a Segunda Guerra Mundial, em um dos episódios mais vergonhosos do passado da humanidade.
Compre o livro aqui!
3- Dias de Areia, de Aimée de Jongh
Estados Unidos, 1937. John Clark, um fotojornalista de 22 anos, é contratado pela Administração de Segurança Agrícola, uma agência governamental responsável por ajudar os agricultores vítimas da Grande Depressão. Sua missão: testemunhar, através do poder evocativo da fotografia, a dramática situação dos agricultores do Dust Bowl.
Compre aqui!
4- O árabe do futuro, de Riad Tattouf
Nascido na França em 1978, filho de pai sírio e mãe bretã, Riad Sattouf viveu uma infância peculiar. Ele tinha apenas três anos quando o pai recebeu um convite para lecionar em uma universidade da Líbia. Em Trípoli, o menino entrou em contato com uma cultura completamente distinta e precisou superar o estranhamento diante de novos costumes — experiência que se repetiria pouco depois na Síria, quando o pai foi trabalhar lá.
Com o olhar inocente de uma criança, Riad oferece um importante relato sobre os contrastes entre a vida plácida na França socialista de Mitterrand e os regimes autoritários na Líbia de Kadafi e na Síria de Hafez al-Assad.
Compre o livro aqui!
5- Habibi, de Craig Thompson
Em Habibi, é a saga de dois escravos fugitivos, unidos e separados pelo destino, vivendo no limite que separa a tradição da descoberta.Dodola, uma garota perspicaz e independente, foge de seus captores levando consigo um bebê. Eles crescem juntos no deserto, sozinhos em um navio naufragado na areia.
Compre aqui!