Conceição Evaristo e Martinho da Vila estão entre os finalistas do Troféu Juca Pato 2023 de Intelectual do Ano, promovido pela União Brasileira dos Escritores (UBE), com as obras publicadas em 2022. A escolha é feita por meio de votação dos associados da UBE. O nome do vencedor ou vencedora será conhecido no dia 22 de setembro.
Leia também: “Canção para ninar menino grande”: Conceição Evaristo desenha mosaico afetuoso de experiências negras
Confira os finalistas do Troféu Juca Pato 2023:
– Conceição Evaristo, escritora mineira, com o livro Canção para ninar menino grande (Editora Pallas);
– Maria Vilani, filósofa e poeta cearense, com a obra Memórias de Maria e um pouquinho de mim (Editora Capsianos);
– Marilene Felinto, escritora e jornalista pernambucana, autora de Mulher feita e outros contos (Editora Fósforo);
– Martinho da Vila, cantor e escritor carioca, com a publicação de Contos sensuais e algo mais (Editora Patuá);
– Pedro Bandeira, escritor de diversas obras infantojuvenis, concorre com o livro Tutifruti (Editora Moderna).
O Troféu Juca Pato foi criado em 1962, por iniciativa do escritor Marcos Rey. Ele não se caracteriza como um prêmio literário, mas um reconhecimento concedido a uma personalidade que tenha publicado um livro de repercussão nacional no ano anterior e “que tenha se destacado em qualquer área do conhecimento e contribuído para o desenvolvimento e o prestígio do País, na defesa dos valores democráticos e republicanos”. Nomes como Jorge Amado, Érico Veríssimo, Rachel de Queiróz, Cora Coralina, Lygia Fagundes Telles, Carlos Drummond de Andrade, Antônio Candido, entre outros, já foram contemplados com o prêmio. Recentemente, ganharam Milton Hatoum (2018), Ignácio de Loyola Brandão (2019), Ailton Krenak (2020) e Laerte (2021).
Em 2022, o vencedor foi o Padre Júlio Lancellotti, pedagogo e pároco, com o livro Tinha Uma Pedra no Meio do Caminho. A obra é um relato de sua trajetória de 36 anos ao lado de pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo.