Você sabia que o escritor Ariano Suassuna também foi um pintor? Pois é. Além de escritor, dramaturgo e poeta, Ariano Suassuna (1927-2014) também pintava, tendo inclusive ilustrado algumas de suas obras. Três telas feitas pelo escritor que nunca haviam sido expostas fora de Recife participaram, inclusive, de uma mostra em São Paulo.
Leia também: Exposição em São Paulo homenageia Ariano Suassuna e celebra 50 anos do movimento Armorial
[…] A Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos “folhetos” do Romanceiro Popular do Nordeste (Literatura de Cordel), com a Música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus “cantares”, e com a Xilogravura que ilustra suas capas, assim como com o espírito e a forma das Artes e espetáculos populares com esse mesmo Romanceiro relacionados […], escreveu Ariano em 1975.
Segundo o site, Arte Popular Brasil, a arte plástica de Ariano foi iniciada juntamente com a sua literatura. O mestre costumava ilustrar as páginas de seus manuscritos com motivos florais, figuras fantásticas, dentre outros, que cobriam as margens do papel numa espécie de moldura para o texto. Nos romances A pedra do reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-volta, decidiu ilustrar ele mesmo os livros. Ao contrário das gravuras tradicionais, as dos seus romances têm papel estrutural na história e normalmente são assinadas por um dos personagens.
O Jornal Nota separou 10 pinturas do escritor para você conhecer!