Fazer uma lista nem sempre é fácil. As listas servem mais pra deixar pessoas importantes de fora do que para incluir as essenciais. E por isso já pedimos desculpas, mas vamos lá. O nosso desejar de revelar escritores de todo o Brasil para o conhecimento público fez com que se selecionássemos 14 escritores gaúchos, nascidos no nosso grande Rio Grande do Sul, e que marcaram e marcam a história da literatura brasileira. Obviamente, esta não é uma lista definitiva, mas reúne o que de melhor foi e é publicado pelo sul durante as últimas décadas. Quer que a gente acrescente mais algum? Mande uma mensagem pra gente!
Érico Veríssimo
Érico Lopes Veríssimo foi um escritor brasileiro. Com uma prosa simples e de fácil leitura, tornou-se um dos escritores mais populares da literatura brasileira. Em 1932, publicou seu primeiro livro, Fantoches, e em 1938 obteve sucesso com o romance Olhai os Lírios do Campo, que lhe deu projeção como escritor.
Mario Quintana
Mário de Miranda Quintana foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Mário Quintana fez as primeiras letras em sua cidade natal, e em 1919 mudando-se para Porto Alegre onde estudou no Colégio Militar, publicando ali suas primeiras produções literárias. Trabalhou para a Editora Globo e depois na farmácia paterna.
Moacyr Scliar
Moacyr Jaime Scliar foi um escritor brasileiro. Formado em medicina, trabalhou como médico especialista em saúde pública e professor universitário. Sua prolífica obra consiste de contos, romances, ensaios e literatura infantojuvenil. Também ficou conhecido por suas crônicas nos principais jornais do país.
Leia também: 15 Poetas negras brasileiras contemporâneas para você conhecer
Clara Averbuck
Uma das precursoras da onda dos blogs na internet, imprimiu seu estilo ácido e confessional em livros como Máquina de Pinball (2002), que deu origem ao longa Nome próprio (2007), Das coisas esquecidas atrás da estante (2003) e Vida de gato (de 2004). Neste ano, lançou de forma independente Toureando o diabo, que traz mais uma vez a personagem Camila, alter ego da autora, em versão empoderada.
Compre os livros aqui!
Michel Laub
Michel Laub nasceu em Porto Alegre, em 1973. Escritor e jornalista, foi editor-chefe da revista Bravo, coordenador de publicações e internet do Instituto Moreira Salles e colunista da Folha de S.Paulo e do Globo. Hoje é colunista do Valor Econômico e colaborador de diversas editoras e veículos.
Publicou oito romances, todos pela Companhia das Letras: Música Anterior (2001), Longe da água (2004), O segundo tempo (2006), O gato diz adeus (2009), Diário da queda (2011), A maçã envenenada (2013), O Tribunal da Quinta-Feira (2016) e Solução de dois Estados (2020). Seus livros saíram em 12 idiomas. Três deles tiveram os direitos vendidos para o cinema: Diário e Solução (para a RT Filmes) e O Tribunal (para a 1001 filmes). O Segundo Tempo virou um dos episódios da série documental Viagem de Bolso, da Mira Filmes.
Sergio Faraco
Sergio Faraco é um escritor brasileiro. Antes de estrear na literatura, Sergio Faraco viveu na União Soviética, quando estudou ciências sociais no Instituto Internacional de Ciências Sociais, em Moscou. No retorno ao Brasil, graduou-se em direito.
Tabajara Ruas
Marcelino Tabajara Gutierrez Ruas nasceu em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Estado, em 1942. Cursou Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Det Kongelige Danske Kunstakademi, em Copenhague. Por sua atuação política contra a ditadura militar, Tabajara precisou viver no exílio entre 1971 e 1981. Nesse período, passou por Uruguai, Chile, Argentina, Dinamarca, São Tomé e Príncipe e Portugal.
Apesar de sua formação como arquiteto, Tabajara tem relação estreita com a literatura e o cinema. Seu romance de estreia, A Região Submersa, saiu primeiro no Exterior e só foi ser publicado no Brasil em 1978. A seguir, ele escreveu outros romances, como O Amor de Pedro por João (1982), Os Varões Assinalados (1985), Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez (1990), Netto Perde Sua Alma (1995) — vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura na categoria Narrativa Longa, em 1996 —, O Fascínio (1997) e O Detetive Sentimental
Amilcar Bettega Barbosa
Amílcar Bettega Barbosa (São Gabriel, Rio Grande do Sul, 1964). Escritor, tradutor, professor. Sua obra literária é predominantemente composta de contos e narrativas curtas, com incursão pelo romance. O autor integra o contexto da literatura brasileira contemporânea e tem uma escrita marcada por forte apelo imagético, metalinguagem e intertextualidade. Suas ficções retratam universos desconcertantes, permeados por personagens em conflito com sua realização pessoal e afetiva, além de exibirem com frequência elementos do realismo fantástico.
Caio Fernando Abreu
Caio Fernando Loureiro de Abreu foi um jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro. Apontado como um dos expoentes de sua geração, a obra de Caio Fernando Abreu, escrita num estilo econômico e bem pessoal, fala de sexo, de medo, de morte e, principalmente, de angustiante solidão.
Angélica Freitas
Nome de destaque da poesia nacional, Angélica tem poemas traduzidos e publicados na Espanha, México, Estados Unidos, Alemanha e França. Em 2012, publicou Um útero é do tamanho de um punho, livro com 35 poemas que têm a mulher como tema principal. Sua estreia foi em Rilke Shake (2007), indicado ao Pen, uma das premiações mais importantes na literatura americana, na categoria melhor tradução.
Raul Bopp
Raul Bopp foi um poeta modernista e diplomata brasileiro. Participou da Semana de Arte Moderna ao lado dos amigos Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade. Seu livro Cobra Norato é considerado o mais importante do Movimento Antropófago.
Luiz Antonio de Assis Brasil
Autor de romances cujo cenário é, em parte, o Rio Grande do Sul, Assis Brasil divide seu tempo entre a escrita e as docências no programa e mestrado e doutorado em Letras da PUC-RS e na Oficina de Criação Literária da mesma universidade, a mais premiada oficina literária do Brasil.
Tem doutorado e pós-doutorado em Letras. Já foi violoncelista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Tem livros publicados em Portugal (O pintor de retratos e A margem imóvel do rio), Espanha (Concierto campestre) e França (L´homme amoureux e Bréviaire des terres du Brésil), afora antologias no Canadá, Estados Unidos da América e Alemanha.
Mar Becker
Mar Becker é uma escritora e poeta brasileira. Graduou-se em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo e se especializou em Epistemologia e Metafísica pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Publicou os livros A mulher submersa (2020), Canção Derruída (2023) e Sal (2022).
Compre os livros aqui!
Luis Fernando Veríssimo
Luis Fernando Verissimo é um escritor, humorista, cartunista, tradutor, roteirista de televisão, autor de teatro e romancista brasileiro. Já foi publicitário e revisor de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos.
J. Simões Lopes Neto
João Simões Lopes Neto, foi um escritor e empresário sul-rio-grandense e brasileiro. Segundo estudiosos e críticos de literatura, foi o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul, pois procurou em sua produção literária valorizar a história do gaúcho e suas tradições.
Daniel Galera
Daniel Galera é um escritor e tradutor literário brasileiro. Foi um dos precursores do uso da internet para a literatura, editando e publicando textos em portais e fanzines eletrônicos entre 1997 e 2001. Foi um dos convidados da segunda edição da Festa Literária Internacional de Paraty, em 2004.