“Penelopéia – Uma palestra-dançada”: peça mergulha em personagem da Odisseia e seus desdobramentos na história

Há dez anos, um grupo formado por artistas e filósofos se reuniu para estudar a “Odisseia”, de Homero, um dos principais poemas épicos da Grécia Antiga. O intuito era montar uma peça que contasse a trajetória do herói Ulisses. Depois de um ano de encontros, a ideia inicial não foi adiante. Mas a atriz Raquel Karro se debruçou sobre a personagem de Penélope – mulher de Ulisses, que aguarda por vinte anos o seu retorno da Guerra de Tróia – e seguiu investigando seus desdobramentos ao longo da história.

A partir de extensa pesquisa desenvolvida junto ao programa de mestrado em Artes da Cena da UFRJ, sob a orientação de Eleonora Fabião, e de sua dissertação intitulada “Penelopéia: quando uma atriz encontra a performance e outras histórias”, Raquel criou o seu primeiro espetáculo solo: “Penelopéia – Uma palestra-dançada”.

Leia também: Encontrada na Grécia placa com trecho mais antigo da Odisseia

A “Odisseia”, de Homero, é o ponto de partida. Penélope, o tema. “Penelopéia – Uma palestra-dançada” questiona os porquês de um dos retratos mais antigos da mulher na literatura ocidental ser associado ao “esperar” e propõe inverter a questão: “O que se espera de Penélope?” Em paralelo, a performer busca investigar o que de Penélope há em si, em nós. Esse nó que amarra, que aperta os nós emaranhados das subjetividades das mulheres de sua família:

O que continuam a esperar? Olhar para isso poderia afrouxar um pouco a corda? Enquanto inverte a equação: E se esperássemos por Penélope? Aquela que tanto esperou?

Ao longo do processo de criação, a atriz viu se diluírem os primeiros impulsos, nos quais imperava o desejo de denúncia, e buscou dar voz ao que de Penélope se desenha no rastro da história. Sua “coleção de Penélopes”, agora não só da Odisseia, foi crescendo, se revelando e se confirmando na observação de um feminino exacerbado, idealizado, associado ao nome Penélope. “Quem é Penélope através dos séculos? O que aconteceu com essa mulher nobre, temperada, fiel e casta? O que fica no rastro da história?”, questiona Raquel, que evoca no projeto as “Penélopes” atuais. “Quem são as mulheres com o nome Penélope hoje em dia, e por que elas se chamam assim? Flertando com o tema da espera, olho também para as mulheres da minha família, sempre esperando por algo: que a velhice chegue, que os filhos fiquem bem, que o marido chegue.”

“Talvez esse trabalho faça parte de um processo que busca ficar em paz com Penélope. Lá no começo buscava arrancar o que há de Penélope em mim, porque talvez eu tenha compreendido errado a personagem. E minha compreensão errada me fez responsabilizá-la. Essa é uma das camadas do espetáculo.”

Além do solo “Penelopéia – Uma palestra-dançada”, Raquel Karro é uma das protagonistas da minissérie “Todo dia a mesma coisa – O incêndio da Boate Kiss”, que está em exibição na Netflix; e está na novela “Amor perfeito”, nova trama das seis da Rede Globo.

SOBRE RAQUEL KARRO

Atriz, diretora e coreógrafa. É Mestra em Artes da Cena pela UFRJ, formada em dança pela Faculdade Angel Viana e em circo pela Escola Nacional do Rio de Janeiro. Sua trajetória é marcada pelos atravessamentos nas artes da cena.

FICHA TÉCNICA

Performance, dramaturgia e concepção: Raquel Karro

Arquitetura da cena: Maria Palmeiro

Desenho de luz e técnicas de cena: Ricardo Vivian

Figurinos: Mel Akerman

Assistência de direção: Adassa Martins

Atriz stand in: Marília Nunes

Interlocução artística e apoio a criação: Renato Linhares

Interlocução artística e orientação no mestrado em Artes da Cena UFRJ: Eleonora Fabião

Projeto gráfico: Radiográfico

Fotografia e registro audiovisual: Thaís Grechi

Registro fotográfico (projeções): Sandra Reinflet

Vídeo performance (barcas): Tatiana Devos Gentille

Assessoria de imprensa: Paula Catunda

Produção e administração: Quintal Produções

Coordenação geral de produção: Verônica Prates

Coordenação artística: Valencia Losada

Produção executiva: Thiago Miyamoto

Assistente de produção: Ellen Miranda

Interlocução na pesquisa cênica: Caio Riscado, Felipe Ribeiro, Luisa Buarque, Patrick Pessoa, Adassa Martins, Luisa Espíndula, Thierry Trémouroux, Maria Palmeiro, Olívia Ferreira.

SERVIÇO

Espetáculo: “Penelopéia – Uma palestra dançada”

Temporada: de 06 a 30 de abril de 2023.

Local: Sesc Copacabana – Sala Multiuso.

Dias e horário: De quinta a domingo, às 19h.

Ingressos: R$ 7,50 (associados do Sesc) |R$ 15,00 (meia entrada)

R$ 30,00 (inteira)

Endereço: Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana

Informações: 21 2547 0156

Horários da bilheteria: De terça a sexta-feira, das 9h às 20h.

Sábado e domingo, das 14h às 20h.

Classificação: 14 anos.

Duração: 70 min.

Capacidade: 60 lugares

Nas redes

Instagram: @raquelkarro ou @quintalrio

Facebook: Raquel Karro ou Quintal Produções

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