Capitu traiu Bentinho? Aposto que você está lendo isso pra achar uma solução, apesar de já ter uma certeza íntima da resposta. Bom, é sempre bom ler opinião que grandes nomes da literatura disseram, né? A autora brasileira Lygia Fagundes Telles disse que leu pelo menos três vezes Dom Casmurro e que, a cada leitura, teve uma opinião diferente sobre o caso mais famoso da literatura brasileira. Veja o que ela acha aqui!
Quando perguntaram para Lygia se Capitu traiu Bentinho, a autora afirmou…
Na adolescência:
“Achei que Capitu era uma santa, uma pobrezinha; e ele, Bentinho, um neurótico, um doido varrido, histérico. Conversei com as minhas colegas, éramos seis mulheres, sobre a leitura, e eu dizia: ‘Não pode isso, esse homem é um louco, neurastênico, desesperado, casado com uma santa em que via a traição”
Veja também: Capitu traiu? Advogado encontra prova jurídica em capítulo de ‘Dom Casmurro’
Na maturidade:
“Eu estava casada com o Paulo Emílio e preparávamos Capitu (roteiro filmado por Paulo César Saraceni e lançado pela Cosac Naify). Reli o livro e disse ao Paulo: ‘Mudei completamente de ideia, a mulher traiu ele, sim, o filho não era dele’.
Na velhice:
“Capitu traiu Bentinho? Eu já não sei mais. Minha última versão é essa, não sei. Acho que, enfim, suspendi o juízo. No começo, ela era uma santa; na segunda, um monstro. Agora, na velhice, eu não sei.”