Diante da falta de materiais que auxiliassem na alfabetização e no ensino da Matemática de seus alunos, a professora Taziana Pessoa, que ministra aulas numa escola municipal de Natal, no Rio Grande do Norte, produziu mais de 50 brinquedos e materiais didáticos com itens que iriam para o lixo.
Papéis, plásticos, papelões, tampinhas de garrafas pet foram reaproveitados e transformados em utensílios para as crianças como caixas decoradas, abecedário, fatias de pizzas, cartões ilustrados, entre outros.
“Todas as crianças participaram, se interessaram e aprenderam com os brinquedos e materiais. Foi impressionante ver como o ato de aprender brincando conseguiu prender a atenção de todos. Agora, em todas as turmas, virei a ‘tia dos brinquedos’ e sempre sou questionada sobre quando vou trazer materiais novos. Isso é muito gratificante”, relatou a professora.
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A professora contou com o apoio de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Potiguar (UnP), onde também ministra aulas. Aliando criatividade e sustentabilidade no trabalho pedagógico, a iniciativa de Taziana surge para colaborar na capacitação de futuros educadores. Isso não só permite que as aulas sejam lúdicas, mas também possibilita que os profissionais possam desenvolver seu trabalho independente da realidade das escolas.
“Nesse caso específico, os acadêmicos vivenciaram na prática o que é ser um professor ‘inovoativo’, como costumo nomear. Aprenderam que devem ser o professor que o aluno precisa para aprender; que o simples traz um resultado incrível para os processos de ensinar e de aprender. Para os alunos da educação básica, no caso dos beneficiados por essa ação, se aprende de várias maneiras e uma delas é brincando”, destacou a educadora.