O pesquisador Daniel Taddone fez uma descoberta que pode mudar a forma como conhecemos Lygia Fagundes Telles. Segundo ele, Lygia Fagundes Telles teria morrido aos 103 anos de idade e não aos 98, mas a autora teria optado por usar a idade que a deixava mais jovem.
Em uma publicação no Facebook, ele comentou:
Lygia Fagundes Telles (1918-2022)
Hoje morreu Lygia Fagundes Telles. E sua genealogia nos mostra que a grande escritora guardava um segredo: ela era 5 anos mais velha do que dizia!
Partiu hoje aos 103 anos e não aos 98 anos como todos os meios de comunicação e até a Academia Brasileira de Letras imaginam… Daqui a duas semanas completaria 104 anos de vida!
Lygia foi registrada no cartório de registro civil de Santa Cecília (São Paulo SP) em 23 de abril de 1918 com 4 dias de idade. Poucos dias depois foi batizada na paróquia da Consolação em 3 de maio de 1918.
Casou-se com seu primeiro marido, Goffredo Teixeira da Silva Telles, em 17 de abril de 1947, 2 dias antes de completar 29 anos. No registro de casamento sua data de nascimento é clara: 19 de abril de 1918.
A pesquisa genealógica muitas vezes revela dados e fatos escondidos há décadas. A análise dos registros de fonte primária pode desafiar nossas crenças.
Quem nunca desvendou alguns segredinhos com o auxílio da genealogia?
Para corroborar o seu argumento – que foi contestado por muitos – o autor mostra algumas imagens que desvendaria o caso:
Veja também: Como Lygia Fagundes Telles denunciou as torturas da ditadura em “As Meninas”?
Daniel Taddone disponibiliza também os links originais dos registros em sites do governo, inclusive do registro de casamento da autora. Alguns leitores levantaram a hipótese de que estes documentos seriam de uma irmã que falece bebê. O pesquisador diz que, apesar de possível, o caso é improvável. Sobre as desconfianças, ele relatou:
É natural que muitos “desconfiem”, afinal não me conhecem e eu não coloquei no post nenhuma prova documental daquilo que estava afirmando.
Veja também: As 20 melhores frases de Lygia Fagundes Telles
Seja aos 103 anos ou aos 98, Lygia Fagundes Telles marcou pra sempre a literatura brasileira e vai fazer muita falta!
Veja a matéria completa no site de Daniel Taddone