O livro “Sobrevidas”, do tanzaniano Prêmio Nobel, Abdulrazak Gurnah, será lançado ainda nesse mês no Brasil
O vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2021, o grande escritor e ex-refugiado tanzaniano Abdulrazak Gurnah, terá seu primeiro livro publicado no Brasil na próxima semana. O livro foi lançado no exterior em 2020 e logo se tornou um sucesso. O livro ganhou o nome de “Sobrevidas” e é um romance que retrata o colonialismo na África.
A obra será publicada pela Companhia das Letras que lançará também outros três livros de Gurnah, ainda sem títulos em português: “Paradise”, “Desertion” e “By the sea”. Os dois últimos ganhadores do Nobel de Literatura, Gurnah e a poetisa americana Louise Glück, só tiveram livros traduzidos no Brasil após o prêmio.
Sobre Abdulrazak Gurbah
Abdulrazak Gurnah, escritor nascido em Zanzibar e radicado no Reino Unido, foi o ganhador do mais importante prêmio da literatura. Ele é o segundo escritor africano negro da história do prêmio a receber a honrosa premiação da Academia Sueca. A premiação considerou que a obra do autor apresenta uma “rigorosa e compassiva investigação sobre os efeitos do colonialismo e os destinos dos refugiados na lacuna entre culturas e continentes”.