Caio F., como ficou conhecido, lançou em 1982 Morangos Mofados, livro de contos com alguns de seus textos mais importantes.
Caio Fernando Abreu tinha 34 anos quando publicou a obra que se tornaria a mais importante de sua carreira como escritor. “Morangos Mofados”, lançado em 1982, reúne contos que expressam, com habilidade e sensibilidade, as angústias, as dores e as delícias de viver.
Assim como outras obras do autor, esta é carregada de um tom confessional. E é isso faz com que quem lê se conecte com aquilo que está escrito de uma forma intensa, rara.
Os 18 contos do livro abordam diferentes temas que, em comum, têm a força disruptiva do texto de Caio F.

Clique AQUI para comprar Morangos Mofados!
Dividido em O Mofo e Os Morangos, sendo finalizado com um conto que dá nome à obra, o livro aborda temáticas como a ditadura militar e o cerceamento da liberdade de forma geral.
Caio se debruça sobre a experiência LGBT e escreve tão bela quanto dolorosamente sobre as imposições sociais sobre sexo e gênero. Mas não deixa de fora – pelo contrário – os esforços daqueles e daquelas que resistem a essas violências.
É o caso, por exemplo, de “Aqueles Dois”. O conto narra a história de Raul e Saul, dois homens que se conhecem quando vão trabalhar em uma tediosa e burocrática repartição de uma empresa. A companhia Luna Lunera contou essa história em uma adaptação para o teatro.
E perdidos no meio daquilo que Raul (ou teria sido Saul?) chamaria, meses depois, exatamente de “um deserto de almas”, para não sentirem tanto frio, tanta sede, ou simplesmente por serem humanos, sem querer justificá-los — ou, ao contrário, justificando-os plena e profundamente, enfim: que mais restava àqueles dois senão, pouco a pouco, se aproximarem, se conhecerem, se misturarem?
Comemorações
Em 2022, comemoramos os 40 anos dessa obra tão importante da literatura brasileira. Por isso, na edição 191 do Suplemento Pernambucano, Morangos Mofados é destaque. A revista conta com textos de Italo Moriconi, responsável pela publicação mais relevante sobre as cartas de Caio Fernando Abreu, e Natalia Borges Polessa. Confira AQUI a edição.
-380x520x3.png)
1 comentário
[…] Leia também: 40 anos de Morangos Mofados, livro mais importante de Caio Fernando Abreu […]