Quando as aulas passaram a ser remotas, devido à pandemia, muitos alunos tiveram dificuldades para continuarem com os estudos de forma on-line. Foram tantas adversidades e contratempos que cada um se adaptou como foi possível para não perder o conteúdo.
Para Artur Ribeiro Mesquita, de 15 anos, morador da zona rural de Alenquer, no Pará, o problema era o acesso à internet. Por isso, o adolescente precisava subir em uma árvore para obter um melhor sinal de modo que fosse possível acompanhar as aulas. Mesmo com todas as limitações, ele e o irmão improvisaram e construíram uma escada, um banquinho e até um suporte para o celular em cima da árvore.
Filho de agricultores, o rapaz, que está no 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Professora Beatriz do Vale, recebe da família o apoio para não desistir dos estudos: “A gente tem que aproveitar as oportunidades. Estou aqui na roça, mas vou seguindo”.
Com a divulgação da história pelas mídias em março de 2021, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em parceria com uma empresa de comunicação, resolveu instalar uma antena de satélite na propriedade da família. Além disso, o jovem ganhou a mensalidade do serviço por um período e se, após terminar o ensino médio, queira continuar os estudos foi disponibilizada uma bolsa integral na Faculdade CNA.
Após saber que não precisará mais subir na árvore para estudar, o rapaz declarou que vai poder se dedicar cada vez mais: “Só tenho a agradecer por terem feito isso por mim e também à minha família pelo apoio. Foi uma grande surpresa, eu não estava esperando. Até então, quando eu assistia à aula, a internet caía e perdia mais da metade dos conteúdos. Agora eu tenho a certeza que meus estudos serão completos e melhores”.
Ao tomar conhecimento da oferta da bolsa, ele relatou emocionado: “Agora vai mudar tudo, vou conseguir alcançar meu sonho de cursar a faculdade. Por isso eu digo aos jovens que nunca desistam do seu sonho porque é possível conseguir e vencer todos os obstáculos. Eu sou prova disso.”