Ataque foi condenado até pelo comando central do grupo em Cabul
Imagina você ser morto porque…tocou música no seu casamento? Foi isso que aconteceu no interior do Afeganistão. Combatentes do Taleban, grupo fundamentalista, mataram dois convidados de um casamento por tocarem música. A informação foi confirmada por autoridades locais e testemunhas, num ato condenado até mesmo pelo governo comandado pela própria milícia, em Cabul.
Veja: 5 romances sobre o Afeganistão que você precisa conhecer (e ler)!
Segundo notícia do Estadão, toda música laica foi proibida pelo Taleban durante seu regime anterior. No governo atual, ainda não há nenhuma regra sobre o assunto, porém, ouvir música que não é religiosa não é bem visto pelo grupo.
“Os jovens tocavam música em uma sala separada, três taleban vieram e atiraram neles. Os dois feridos estão em estado grave”, disse uma testemunha.
Este é o primeiro evento do tipo a ser divulgado desde que os fundamentalistas assumiram o controle do país. Não há nenhum indício de que a religião proíba qualquer tipo de música, mas a interpretação do grupo sobre a lei considera que ela deva ser proibida. Os casamentos afegãos, que podem receber centenas de pessoas em grandes salas, foram silenciados por medo dos islâmicos.
Veja a matéria completa aqui