Renato Russo não era homem de fãs, mas de Legiões. Uma imensa legião urbana de adoradores de suas canções que, quase poesias, fizeram parte da história do rock e da música brasileira. O interessante é que Legião, no dicionário, é o coletivo, ao mesmo tempo de anjo e demônio. Infernal e angelical, Renato Russo tratou dos problemas da geração, como em Tempo Perdido e Geração Coca-Cola, das dores de amor como em Vento no Litoral, Giz e Será e até se aventurou em histórias épicas como em Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo.
No dia 11 de outubro, 25 anos da morte de Renato Russo, o NotaTerapia separou uma lista com os livros e filmes baseados na vida e na obra do eterno líder da nossa Legião Urbana. Confira:
1- Renato Russo: Só Por Hoje e Para Sempre
Entre abril e maio de 1993, Renato Russo passou vinte e nove dias internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Durante esse período, o músico seguiu com total dedicação os Doze Passos, programa criado pelos fundadores dos Alcoólicos Anônimos, que incluía um diário e outros exercícios de escrita. É este material inédito que vem à tona depois de mais de vinte anos em ‘Só por hoje e Para Sempre’, graças ao desejo de Renato de ter sua obra publicada postumamente. Entremeando as memórias do líder da Legião Urbana com passagens de autoanálise e um olhar esperançoso para o futuro, este relato oferece a seus fãs, além de valioso documento histórico, um contato íntimo com o artista e um exemplo decisivo de superação.
2- Renato Russo: O Filho Da Revolução, de Carlos Marcelo
Com a terceira edição lançada em 2013 ‘Renato Russo – o filho da revolução’, escrito pelo jornalista Carlos Marcelo, fala da juventude de Renato em Brasília e contextualiza a época do país. Com a primeira edição lançada em 2009, o livro já tem mais de 20 mil exemplares vendidos.
3- Renato Russo: O Trovador Solitário, de Arthur Dapieve
Neste livro, escrito por Arthur Dapieve, o leitor faz um contato direto com o pensamento de Renato Russo – o que o fará entender um pouco mais sobre a idolatria que cerca seu nome. A edição de 2006 foi ampliada, revisada e incluiu novas fotos.
4- Pais e Filhos, de Thales Corrêa
Inspirado na canção de Renato Russo, o curta conta historia de uma garota com dificuldade de interagir com os amigos e sua familia. O filme questiona o relacionamento entre pais e filhos no mundo moderno.
5- Renato Russo de A a Z, de Simone Assad
Organizado em 453 verbetes. Oferece ao leitor um raio-x do pensamento de Renato Russo, a partir de pesquisa e após análise de duas centenas de entrevistas, reportagens, artigos, livros, especiais de TV e rádio, além do levantamento inédito de 140 bases de dados sobre a Legião e Renato na internet. “Dos temas amenos aos mais explosivos”, nada escapa ao seu olhar crítico, ao seu espírito polêmico e à sua sensibilidade à flor da pele. Renato Russo aparece por inteiro, exuberante, inesquecível”, diz o release do livro.
6- Conversações com Renato Russo, de Julio Vasco
Nesta seleção de suas melhores entrevistas, Renato está mais vivo do que nunca. O livro fala da Legião Urbana, traz declarações reveladoras sobre a sua carreira, e aborda temas instigantes – música, política, comportamento, sexualidade e drogas… Em cada frase, a ousadia de um artista transformador.
7- Somos tão Jovens, de Thiago Mendonça
O jovem Renato Russo não tem tempo a perder: sonha ser um astro do rock. Mas ainda é cedo. Ele precisa estudar, dar aulas de inglês, tranquilizar os pais, curtir a turma, curar dores de amor e, principalmente, arrumar quem toque na sua banda. Do Aborto Elétrico à Legião Urbana, “Somos Tão Jovens” apresenta os primeiros acordes do mito Renato Russo e da turma do Rock Brasília, criadores de sucessos como “Que País é Este”, “Geração Coca-Cola”, “Eduardo e Mônica” e muitas outras músicas que marcam e transformam fãs geração após geração
Veja o filme completo aqui:
8- Como Se Não Houvesse Amanhã, de Henrique Rodrigues
O organizador reúne vinte textos escritos por autores diversos, adaptados a partir da abordagem detalhada de letras escritas por Renato Russo.
9- O Canto do Rouxinol, de Regina Rosseau
Um livro de poemas dedicado a Renato Russo. A poetisa parte da dor de perder um grande amigo. Na abertura do livro aparece um poema de Russo dedicado à autora. A obra traz poemas metafóricos, impressos com saudades e lembranças de tudo que a autora vivenciou com a obra do artista e de sua banda.
10- Faroeste Caboclo, de René Sampaio
Faroeste Caboclo conta a saga de João do Santo Cristo, escrita por Renato Russo em um dos maiores sucessos da Legião Urbana. O longa acompanha a história de João do Santo Cristo, que deixa sua cidade natal e se muda para a Brasília em busca de uma vida melhor. Lá, ele encontra a miséria e o crime, mas também descobre o amor nos braços de Maria Lúcia.
Fontes:
http://www.renatorusso.com.br/literatura/
http://www.trash80s.com.br/2013/05/top-trio-tres-filmes-inspirados-na-vida-e-obra-de-renato-russo/
Comentários estão fechados.