O artista suíço Simon Berger começou a fazer trabalho artesanal criando obras surpreendentes. De forma inusitada, destrói objetos para transformá-los em arte. A utilização da madeira foi uma de suas primeiras experiências criativas, após começou a trabalhar com outros materiais.
Atualmente, com uma técnica inovadora, o artista destaca-se reproduzindo retratos em vidro. Embora possa parecer, num primeiro momento, ato de vandalismo ou acidente, a obra concluída se revela como uma impressionante manifestação artística.
A partir de uma foto, o artista traça um esboço no vidro. Depois, passa a perceber se os pontos demarcados devem ou não ser quebrados, com isso, a percepção alternará o jogo entre luz e sombra. As partes mais iluminadas do rosto são feitas com martelo e cinzel. Quanto mais força empreendida no martelo, mais brilhante ficará o vidro. Segundo Berger, o vidro ideal é aquele que não se quebra com facilidade após ser atingido como, por exemplo, a vitrine de uma loja, o para-brisa de um carro ou os vidros de segurança. O artista já realizou diversas exposições em vários países.
Confira algumas obras:
Veja o vídeo do processo de criação:
Fonte:
DW