Na história da música clássica, como em quase tudo na tradição ocidental, uma série de compositores negros acabaram por terem suas obras, histórias e vidas apagadas. Tratam-se de obras incríveis que precisamos chamar a atenção como partes integrantes de nossa história da música de modo que façam parte do nosso pensamento e do nosso imaginário popular, assim como músicas de Beethoven, Mozart. Em um momento como o que vivemos, em que precisamos ressaltar a importância das vidas negras que são constantemente silenciadas e assassinadas pelas instituições de poder, trazer estes nomes recoloca na história a importância de nomes e obras de arte que mudaram e mudam ainda o rumo das artes.
O NotaTerapia separou 9 compositores negros que mudaram os rumos da música clássica. Confira:
Joseph Bologne, Chevalier de Saint-Georges (1745 – 1799)
Joseph Bologne, Chevalier de Saint-George é considerado o primeiro compositor de música clássica com origens africanas. O compositor foi campeão de esgrima, violinista virtuoso e condutor chefe da orquestra de paris. Nasceu em Guadeloupe, ele era filho de George Bologne de Saint-Georges.
Florence Price (1887 – 1953)
Florence Beatrice Price foi uma compositora de música clássica norte-americana. Foi a primeira mulher negra reconhecida como compositora sinfônica e a primeira a ter uma composição tocada por uma orquestra sinfônica.
Scott Joplin (1868 – 1917)
Scott Joplin foi um compositor e pianista americano, uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do ragtime clássico, com a possibilidade de admitir composições extensas, como óperas e sinfonias.
George Bridgetower (1778 – 1860)
George Bridgetower, nascido Hieronimo Hyppolito de Augusto, foi um músico afro-europeu, violinista virtuoso. As próprias composições de Bridgetower incluem Diatonica armonica para piano, publicada em Londres em 1812 e Henry: A ballad, para voz média e piano, também publicada em Londres. Uma lista de suas composições pode ser encontrada em Black Music Research Journal, Vol. 10, No. 2, outono de 1990, em um artigo de Dominique-Rene de Lerma.
William Grant Still (1895 – 1978)
William Grant Still, Jr. foi um compositor americano de quase 200 obras, incluindo cinco sinfonias, quatro balés, nove óperas, mais de trinta obras corais, além de canções de arte, música de câmara e obras para instrumentos solo.
Samuel Coleridge-Taylor (1875 – 1912)
Samuel Coleridge-Taylor foi um compositor e maestro inglês. Nascido em raça mista, Coleridge-Taylor alcançou tanto sucesso que ele foi chamado pelos músicos brancos de Nova York como o “Mahler Africano” quando teve três turnês pelos Estados Unidos no início do século XX.
George Walker (1922 – 2018)
George Theophilus Walker foi um compositor, pianista e organista americano, que foi o primeiro afro-americano a ganhar o Prêmio Pulitzer de Música. Ele recebeu o Pulitzer por seu trabalho Lilacs em 1996. Walker foi casado com a pianista e estudiosa Helen Walker-Hill entre 1960 e 1975.
Francis Johnson (1792-1844)
Francis ” Frank ” Johnson (16 de junho, 1792 – 06 de abril de 1844) foi um músico americano e compositor prolífico durante o Antebellum período. Compositores americanos africanos eram raros nos EUA durante este período, mas Johnson foi um dos poucos que foram bem sucedidos. Executando como um virtuoso do (agora raro), ele escreveu mais de duzentas composições de vários estilos de ópera ares, canções de menestréis etíopes, marchas patrióticas, baladas, quadrilhas e outras danças. Somente manuscritos e transcrições para piano sobrevivem até hoje. Johnson foi o primeiro compositor americano Africano ter seus trabalhos publicados como partituras.
Wynton Marsalis (born 1961)
Conhecido pela sua sisudez e seriedade ao tratar a música, é um músico polêmico. Diretor do Jazz at Lincoln Center em Nova Iorque, é considerado por muitos apreciadores do Jazz como um “embaixador da música americana” pelo seu profundo respeito e divulgação das tradições musicais.
Começou na música muito cedo, tendo manifestado profundo interesse pelo jazz e pela música erudita. É considerado um dos maiores “virtuoses” do trompete atualmente.