O nome da rosa foi o romance de estreia de Umberto Eco, publicado em 1980, e tornou-se um sucesso mundial quando o diretor Jean-Jacques Annaud adaptou-a para o cinema com Sean Connery como o franciscano William de Baskerville. Mas em 2020 a história de Eco foi adaptada para formato maior: uma série de 8 episódios, que é transmitida no Brasil pela plataforma de streaming Starzplay.
A narrativa, que se passa norte da Itália em 1327, acompanha o frade Baskerville e o jovem noviço Adso de Melk e a sua chegada a uma abadia beneditina, onde participarão de uma disputa sobre o voto de pobreza na religião. No entanto, após a chegada na abadia, os dois acabam se envolvendo na investigação de mortes estranhas de clérigos no local.
A série é falada em inglês e foi um projeto do ator John Turturro, que atua como o protagonista e também desenvolveu o roteiro da série. No elenco, temos nomes já consagrados como os de Rupert Everett (O Príncipe Feliz) Michael Emerson (Lost).
Separamos aqui alguns dos motivos para não perder essa adaptação!
Tem a aprovação de Stefano, filho de Umberto Eco
O filme de 1986 virou uma febre no mundo inteiro; no entanto, não agradou o próprio autor da obra, que julgou que sua narrativa havia sido reduzida a uma história de detetives. Mas a adaptação para a tevê encabeçada por Giacomo Battiato teve a aprovação de uma das pessoas mais próximas de Umberto Eco, morto em 2016: seu filho, Stefano. Essa informação foi divulgada pelo protagonista John Turturro.
É uma adaptação de 8 episódios de um livro com mais de 500 páginas
O protagonista da série John Turturro afirmou ao jornal Folha de S. Paulo que não teve contato com o filme de 1986, estrelado por Sean Connery e Christian Slater, pois “não teria ter que apagar nada” para o projeto da série. Enquanto O Nome da Rosa estrelado pelo ex-James Bond tem duas horas de duração – e o livro de Eco, aproximadamente 530 páginas -, a série se mantém fiel à extensão da narrativa e a desenvolveu em oito (8) episódios de 50 minutos.
O ator e produtor John Turturro (O Grande Lebowski, The Plot Against America) dedicou-se profundamente ao projeto
Famoso por sua versatilidade e por seus papéis em O Grande Lebowski (1998), Faça A Coisa Certa (1989) e The Plot Against America (2020), o ator novaiorquino John Turturro faz o papel de William de Baskerville, além de também ter atuado como roteirista e produtor da série.
Segundo o diretor Giacomo Battiato, a performance de Turturro é muito diferente da de Connery na adaptação de 1986, graças à sua irônica, frieza e obsessão. Battiato e Turturro dividem os créditos da roteirização e trabalhavam obstinadamente. O ator queria colocar a filosofia de Umberto Eco na trama e, por isso, dedicou-se a explorar os conceitos mais complexos da obra que foram deixadas de lado na adaptação cinematográfica.
Trata de uma questão contemporânea: o fanatismo religioso
A escolha dos produtores em adaptar o livro de Eco num formato de série veio da vontade de desenvolver um caráter muito contemporâneo da obra: o fundamentalismo religioso. Além disso, o ritmo mais lento e menos policial da série respeita o romance de Umberto Eco, que conseguiu aliar uma discussão cheia de camadas a uma narratividade prazerosa.
A história de dois monges franciscanos que se envolvem na investigação da morte de diversos clérigos gira em torno de uma característica específica da religiosidade – o seu comportamento. É possível pregar o amor e compaixão enquanto admitem demagogias e fanatismos? O voto de pobreza dos franciscanos é algo mais próximo da essência religião católica?
Além disso, é muito pertinente a sua discussão sobre a mistura entre a política e a religião. Para o diretor da série, William de Baskerville surge “como uma figura contra o absolutismo, contra as pessoas que têm medo do conhecimento”, comenta ao jornal Folha de S. Paulo. E finaliza: “Em qualquer tipo de ditadura ou governo demagogo, os primeiros a morrer são os intelectuais, escritores, poetas, médicos. E os livros são banidos, queimados porque fazem perguntas às pessoas. Demagogos não perguntam, eles só dão respostas”.
Confira também o trailer da série:
Compre o livro com desconto aqui!
Imagem: Divulgação.
1 comentário
[…] Leia também: 4 motivos para assistir à série ‘O Nome da Rosa’, baseada no clássico de Umbert… […]
Comentários estão fechados.