A própria palavra já diz: “estimação”, ou seja, aquele ou aquilo que se estima. Para quem não tem um animal de estimação fica difícil entender a relação que os humanos têm com os animais. É com eles que dividimos não só nossa companhia, mas também nossa solidão. É ele quem nos acompanha nas horas mais difíceis, demostrando nenhum preconceito, nenhuma vaidade, mas apenas sua imensa presença.
No entanto, ter um bichano em casa é também uma grande responsabilidade. A partir do momento que ele entra em sua casa, ele passa a depender totalmente de você para as coisas básicas como comer, beber água, ir ao banheiro, mas também sobre coisas essenciais como brincadeiras, carinhos, companhias.
O site Histórias com Valor separou, para todas aquelas pessoas que têm dificuldade em entender essas relações, o poema do escritor Richard A. Biby, em torno desse temática. O poema é dedicado ao seu cão, mas também a todos aqueles que não o entendem. Esperamos que, depois de ler o poema, não há dúvida de que seu amigo “não é apenas um cão”.
O poema é originalmente em inglês, mas deixamos a tradução para português:
De vez em quando as pessoas me dizem “relaxe, é apenas um cachorro” ou “é muito dinheiro apenas para um cachorro”. Eles não entendem a distância percorrida, o tempo investido ou os custos incorridos por “apenas um cachorro”. Alguns dos meus momentos mais orgulhosos aconteceram com “apenas um cachorro”.
Muitas horas passaram sendo minha única empresa “apenas um cachorro”, mas não por um único momento eu me senti desprezado. Alguns dos meus momentos mais tristes foram para “apenas um cachorro”, e naqueles dias cinzentos, o toque suave de “apenas um cachorro” me deu o conforto e a razão para passar o dia.
Se você também pensa “é apenas um cachorro”, então você provavelmente entenderá frases como “apenas um amigo”, “apenas um nascer do sol” ou “apenas uma promessa”. “Somente um cão” traz à minha vida a própria essência da amizade, da confiança e da alegria pura e desenfreada. “Somente um cão” traz a compaixão e paciência que me tornam uma pessoa melhor.
Por “apenas um cão”, vou me levantar cedo, vou fazer longas caminhadas e ansioso para o futuro. Então, para mim, e para pessoas como eu, não é “apenas um cão”, mas uma encarnação de todas as esperanças e sonhos do futuro, as lembranças do passado e a alegria absoluta do momento. “Somente um cão” traz o bem em mim e desvia meus pensamentos para longe de mim e das preocupações diárias.
Espero que um dia você possa entender que não é “apenas um cachorro”, mas o que me dá a humanidade e me impede de ser “apenas um humano”. Então, na próxima vez que você ouvir a frase “apenas um cachorro”, apenas sorria porque “simplesmente não entende”.
Richard A. Biby
Ajude a compartilhar esta história!
Veja também:
Fonte:
https://historiascomvalor.com/comover-o-mundo/