Japan House São Paulo recebe a exposição imersiva Japão em sonhos

Após o sucesso da exposição Leonardo da Vinci – 500 Anos de um Gênio, no Museu da Imagem e do Som, MIS Experience, outra exposição já tem data marcada em São Paulo. De 18 fevereiro a 26 de abril de 2020, a Japan House promove Japão em sonhos, uma experiência imersiva com instalação de imensas projeções em mapeamento de vídeo (vídeo mapping). As projeções são acompanhadas de uma trilha sonora especial com faixas do músico japonês contemporâneo, Ryuichi Sakamoto, e de ritmos marcantes dos tambores japoneses para que o público desfrute de uma viagem encantadora por meio de imagens icônicas do Japão.

Localizada no térreo, a instalação traz várias imagens e sons, destacando a natureza, a cultura e a arte japonesa. Estão entre as imagens as flores de cerejeiras, o festival de lanternas (Tsunan Yuki Matsuri) e uma floresta misteriosa habitada por espíritos do folclore japonês. Além disso, a imersão conta com uma série de figuras simbólicas, inspirada nas gravuras japonesas do Ukiyo-e, movimento artístico japonês iniciado no século XVII que contempla a diversidade e a modernidade como, por exemplo, A Grande Onda de Kanagawa, de Katsushika Hokusai (1760-1849). Nessa projeção de Hokusai, o público pode conferir o fundo do mar com diversos peixes e animais marinhos.

A versão foi criada pela empresa Danny Rose Studio, inspirada na obra Japon Rêvé, que já esteve no Atelier des Lumières, em Paris. A diretora cultural da Japan House São Paulo, Natasha Barzaghi Geenen, expressa: “Japão em sonhos é uma daquelas experiências inesquecíveis, em que você adentra esse universo fantástico, onírico e é envolvido por uma explosão de imagens e referências japonesas. Algumas imediatamente associadas ao imaginário coletivo e outras tantas descobertas, daquelas que só seria possível viver e sentir se estivéssemos de fato no Japão.”

A mostra é destinada para todas as idades e gratuita. A variedade de imagens e a trilha sonora proporcionam aos visitantes uma incrível experiência mágica e sensorial.
Confira algumas imagens da mostra no Atelier des Lumières, em Paris:









Fontes:
Catraca Livre
Japan House

Related posts

Aos 106 anos, autor é um dos finalistas do Prêmio Jabuti na categoria “escritor estreante de poesia”.

Caetano Veloso faz relato emocionante após assistir ao filme “Ainda Estou Aqui”

Aos 87 anos, Marina Colasanti é eleita Personalidade Literária de 2024 pelo Prêmio Jabuti