Tudo aquilo que chamamos de lixo, no fundo, pode não ser. É de depende de quem e do que se descartou. Esse é a ideia que mobilizou o coletor de lixo Luciano Ferreira de Lima, que começou a recuperar livros que foram jogados fora e montou uma biblioteca em sua própria casa na cidade de Sorocaba, em São Paulo.
Luciano aproveitou o seu emprego e notou que sempre havia uma grande quantidade de livros sem jogados fora. Um dia, ele pensou: “mas como que pode um livro descartado desse jeito?’. São livros excelentes, que eu sempre tive como muito importantes para a nossa educação e para o nosso país”, explica ao site do G1.
Foi assim que surgiu a ideia de montar a biblioteca com livros recolhidos do lixo. Segundo ainda informações ao G1, por causa dos livros, Luciano começou a cursar uma faculdade de história e, hoje, sonha em ser professor. Enquanto o sonho não se realiza, continua encontrando tesouros descartados no lixo pelas ruas de Sorocaba.
“Alguns estavam sujos, outros precisando de reparos. Mas eu limpava os livros, lia durante o trajeto no caminhão e depois guardava em casa. Comecei com um, dois, depois cinco, dez, até se transformar no que é hoje: mais de 200 livros na nossa biblioteca”, conta.
Veja a incrível matéria com Luciano no site do Globoplay:
https://globoplay.globo.com/v/8183460/
Para mais informações, acesse o link:
https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2019/12/25/coletor-de-lixo-recupera-livros-jogados-fora-e-cria-biblioteca-com-mais-de-200-exemplares-em-casa