5 museus estranhos e desconhecidos para visitar em Lisboa

[Repostado do site Lisboa Secreta]

Viajar e conhecer novas cidades é sempre muito incrível e na hora de pensar em um roteiro, há alguns pontos turísticos que não podem ser deixados de fora. Mas há também toda uma magia em conhecer uma cidade para além daquilo que todo mundo conhece quando a visita. Se você está pensando em conhecer Lisboa, em Portugal, que tal se aventurar por algum ou alguns desses museus diferentões? A foto de destaque dessa matéria é do Museu Nacional de História Natural, mas há muitos outros museus pra conhecer capital portuguesa!

1- Museu da Dermatologia

O Museu da Dermatologia exibe mais de 250 máscaras de cera que revelam de forma bem explicita os efeitos de algumas doenças da pele, como a sífilis ou a tuberculose cutânea. O realismo da coleção, guardada no Salão Nobre do Hospital dos Capuchos, deve-se ao fato dos moldes terem sido obtidos diretamente dos rostos (e não só) dos doentes.

Todas as figuras foram encomendadas à Sociedade das Belas Artes nos anos 30 e 40 do século passado e até os cabelos, os pelos e as pestanas são naturais.

Foto: @aconteceemlisboa.pt

2- Museu Faraday

Este museu dedicado à eletrônica e à eletrotecnia herdou o apelido do inglês Michael Faraday, cientista, físico e químico do século XIX, considerado um dos maiores experimentalistas nestas áreas.

Situado no Instituto Superior Técnico (piso 3 do antigo Pavilhão de Eletricidade), conta com cerca de 600 objetos antigos, como um telefone de século XIX ou o primeiro transístor de potência fabricado em Portugal. Mas também tem uma “Sala do Futuro”, que exibe equipamentos inovadores, desenvolvidos no IST.

Foto: @InescID

3- Museu Miguel Bombarda

O primeiro hospital psiquiátrico de Portugal já foi desativado há vários anos, mas ainda é possível visitar as antigas instalações e alguns trabalhos realizados por doentes que estiveram lá internados. No espaço, destaca-se o Pavilhão de Segurança, onde ficavam os doentes vindos das prisões. Este é um dos poucos panópticos sem teto existentes no mundo, ou seja, um edifício circular e vazio no centro, com uma torre que permite “ver sem ser visto”.

Além de guardar milhares de fotografias, material clinico e mobiliário hospitalar, é também a maior galeria de arte bruta ou oustider de Portugal, expondo os trabalhos criados no antigo hospital psiquiátrico.

Foto: aparteoutsider.org

4- Casa dos Gessos

O que será que aconteceu aos moldes das estátuas de Lisboa? Uma dúzia deles está guardada na Casa dos Gesos, pertencente ao Museu Militar de Lisboa, mas situada no Campo de Santa Clara, junto ao Panteão Nacional. Um dos mais imponentes é o da famosa estátua de D. José, com cerca de seis metros, cuja versão em bronze podes ver na Praça do Comércio.

Mas este espaço guarda também os moldes de outras estátuas emblemáticas, como a do Dr. Sousa Martins, no Campo dos Mártires da Pátria, ou a de Afonso de Albuquerque, na Praça do Império, em Belém.

Foto: @grazielacostaphotograph

5- Museu da Polícia Judiciária (Loures)

Neste museu há cerca de seis mil objetos (muitos mais estão guardados), entre equipamento policial antigo e material apreendido aos longo dos anos. São os casos da faca utilizada na tentativa de assassinato do Papa João Paulo II, em 1982, de inúmeras obras de arte falsificadas e até de uma cela subterrânea (supostamente) usada para raptos pelas FP25.

Foto: www.policiajudiciaria.pt

[Link para a matéria original AQUI]

Related posts

“Terra” de Zilah Garcia: Uma imersão nas raízes brasileiras e na sustentabilidade

Fernanda Torres é homenageada com miniatura no parque temático Mini Mundo em Gramado

Fotógrafo holandês captura imagens encantadoras da vida animal