Como sempre falamos, a arte e a cultura são espécie de dinamites na vida das pessoas: elas surgem, aparecem, emergem e explodem de dentro para fora, produzindo o que de mais belo e intenso tem na experiência de criação humana.
Foi isto que aconteceu com Danilo Barbujani, o menino de 12 anos, morador de Catanduva (SP) que venceu um prêmio internacional de pintura para crianças com autismo.
O talento de Danilo é recente, apareceu nas aulas de pintura de um projeto chamado Corujas do Bem, também para crianças autistas, que busca desenvolver talentos e trazer um pouco mais de independência para meninos e meninas.
Segundo o site G1, a tela mais recente de Danilo, batizada de Nascer ou Pôr do Sol, foi a escolhida como a vencedora do prêmio internacional, que reuniu trabalhos de crianças do Brasil e dos Estados Unidos. O Festival, idealizado por uma brasileira que mora na Flórida há mais de 30 anos e que se chama Eyecontact de Artes para autista, premiou com uma medalha, um tablet e uma inscrição no Congresso Internacional que acontece neste mês em Ribeirão Preto.
A professora do projeto Silvia Rubiano, uma das maiores incentivadoras de Danilo, afirmou em entrevista:
“Uma das diretoras do projeto dizia para a gente torcer, mas eu achava meio impossível, a gente ainda está começando o trabalho com ele, foi uma surpresa muito grande. Foi muito gratificante para ele e para mim também”
Saiba mais em:
Veja algumas imagens de Danilo e seus quadros: