Publicado pela primeira vez em 1959, o romance The Haunting of Hill House (traduzido pela Suma de Letras como A Assombração da Casa da Colina) da escritora norte-americana Shirley Jackson, marcou a literatura, apresentando o que se tornou uma clássica história de casa-assombrada: no livro, três jovens, até então estranhos uns aos outros, são convidados pelo Doutor Montague, que pesquisa sobre o paranormal, de maneira que o auxiliem a vivenciar o que a famosa Casa da Colina (Hill House) guarda em si. Os três jovens presentes no romance são Theodora, Eleanor e Luke, cada um deles escolhidos pelo Doutor por motivos bastante particulares, sendo que as duas jovens tiveram alguma experiência relacionada com o sobrenatural, e Luke é o futuro herdeiro da Casa da Colina. Theodora é uma mulher bastante espontânea e segura de si, diferente de Eleanor, de personalidade bastante sensível e até mesmo um pouco frágil, que passara os últimos anos sozinha, cuidando de sua mãe doente até a morte desta. As duas jovens desenvolvem uma relação que inicia como uma doce amizade, mas aos poucos uma animosidade surge entre as duas, ao passo que Eleanor é afetada pela casa. Conversando no primeiro dia em que chegam à casa, as duas descobrem que são primas distantes e isso parece as aproximar mais. Já Luke não tem nenhuma relação familiar com nenhuma das moças, mas Eleanor desenvolve laços afetivos por ele, principalmente após uma conversa em que ele revela não ter tido mãe e sobre como isso o afeta negativamente.
Sobre a vida do Doutor Montague, ou de sua esposa, não nos é revelado muito além de que a esposa acredita muito vorazmente na presença dos espíritos e de que pode ajudá-los através do uso da prancheta, uma espécie de ouija; os dois vivem em certa desarmonia, pois ela não aceita o ceticismo dele em relação às suas crenças e quer impor sua maneira de trabalhar.
[SPOILER!] Eleanor é afetada pela casa pouco a pouco, começa a sentir uma ligação muito forte com o lugar, até que uma noite, como se sonhasse acordada, deixa-se guiar por seus delírios até o topo de uma torre da casa, a ponto de quase cair (ou se jogar? A intenção real da personagem fica bastante dúbia). O passado melancólico e solitário da personagem a assombram, e ela parece encontrar na casa uma espécie de fuga de si mesma, atravessando as salas sem ser vista e dançando sozinha pelos corredores.
Após o incidente da torre, o Doutor Montague faz com que Eleanor volte para casa, onde mora com a irmã e o cunhado, dos quais pegou o carro sem que eles vissem para ir para a Casa da Colina. No entanto, Eleanor não aceita a ideia de ir embora da Casa da Colina e ter que voltar a viver na casa de sua irmã, que a desrespeita e nem a deixa usar o carro, herança da mãe para as duas. Nenhum deles compreende porque Eleanor não quer ir embora e a forçam a sair dirigindo. O que ela faz, somente para se suicidar em um acidente proposital nos arredores da Casa da Colina.
Agora, como essa narrativa sobre três jovens que nem se conheciam virou uma série sobre uma família na Netflix? Para começar, o que temos na série, lançada em outubro de 2018, é uma adaptação para um formato de mídia que não a escrita, e dividido em episódios. Além disso, a série transforma os personagens em irmãos, além de criar mais personagens, uma delas com o nome da autora do romance, Shirley, que é a irmã mais velha. Essa transformação deles em irmãos fortalece a conexão entre eles, além de permitir o desenvolvimento de mais enredos paralelos, ainda que o foco central seja a queda de Eleanor e como isso afeta todos os outros – o que, aliás, não aparece no romance.
[SPOLIER!] Na série, Eleanor é assombrada desde a infância, em que eles passam na Residência Hill, por um espírito que ela chama de Bent neck lady (moça do pescoço dobrado), até ser revelado, afinal, que ela mesma era Bent neck lady, tentando avisar a si mesma sobre seu terrível futuro. O final da série é bastante dúbio: podemos acreditar que a casa realmente matou Eleanor, assim como que ela mesma ficou tão transtornada pela casa, pela morte da mãe deles (que morre – ou se mata? – na Residência Hill quando eles são crianças), pelas aparições da Bent neck lady e também pela perda súbita do marido, a ponto de se suicidar. Até mesmo o cartaz da série já mostra como a casa assombrada funciona como uma alegoria para sua mente em crise. Enfim, tudo isso se acumula em sua mente e faz com que a jovem busque a ajuda dos irmãos e do pai, porém ninguém consegue ajudá-la.
Enquanto o final do livro mostra a falta de sensibilidade dos outros personagens em relação à fragilidade emocional de Eleanor e como isso acaba não os afetando após sua morte, a série já faz o contrário. Ainda que mostre como a ausência de ajuda da família em momentos importantes acabou não impedindo o suicídio de Eleanor, também apresenta o terrível impacto causado em todos pela morte dela. Ou seja, tanto o romance quanto a série lidam com saúde mental e como as reações daqueles que cercam um suicida podem ter algum impacto, porém a série, mais atual e adaptada aos dias atuais, enfatiza o impacto causado na família por um suicídio.
A série, diferentemente do romance, mostra também em mais detalhes os percursos de Luke, que acaba tendo problemas com drogas, de Theodora, que tem uma sensibilidade aguçada e sabe o que alguém sente só de tocar a pessoa, mas isso faz com que se torne um tanto solitária. Além disso, na série conhecemos a irmã mais velha, Shirley, que foi tão impactada pela morte da mãe deles que se tornou agente funerária, além do irmão mais velho, Steven, que é escritor e decide escrever um romance sobre os acontecimentos sobrenaturais na Residência Hill, ainda que ele próprio não tenha presenciado nada do tipo e sequer acredite em seus irmãos, que vivenciaram tais eventos.
Ambas são narrativas sensíveis e fortes sobre instabilidade emocional e personagens que enfrentam tendências suicidas, tudo isso envolto em uma atmosfera sobrenatural, pois depressão ou outros transtornos mentais sérios podem agir como fantasmas: assombrando a pessoa e consumindo aos poucos sua energia vital. Por isso a importância da ficção, da arte, que nos desperta para refletirmos sobre essas questões enquanto entretém e encanta leitores e espectadores.
Veja abaixo o trailer da série da Netflix: