Doistoiévski desenhista? Talvez não! O grande escritor russo que buscou decifrar o sentido do amor e do ódio, da fé e do crime, penetrando no fundo do que significa ser humano, testando o peso de cada ser, aparentemente se inspirava em outros escritores enquanto enfrentava a si mesmo diante do papel em branco.
Pelo menos é o que apareceu em um manuscrito recém descoberto do autor que revela a face de nada mais nada menos que William Shakespeare. É verdade que a obras de ambos busca encontrar aquela parte nossa que chamamos de eu, mesmo quando estamos diante dos grandes mistérios insolúveis da vida. O Hamlet, de Shakespeare, por exemplo, buscou no “ser ou não ser” entender a condição de cada um de nós diante do mundo, enquanto que as personagens de Dostoiévski, tanto em obras como Crime e Castigo como em Os Irmãos Karamazov, por exemplo, se veem obrigados a enfrentar a si mesmos e aos outros e prestar contas ao mundo de cada pequeno defeito. A escolha entre viver e não viver a todo momento se coloca e os desafios parecem sem fim.
Entretanto, diante do manuscrito, a pergunta que podemos fazer é: Por que Shakespeare e não outro? Talvez isto apenas Dostoievski poderia ter dito, ou disse em suas obras e nós, sempre esperando que alguém revele o mundo para nós, ainda não tenhamos conseguido descobrir.
Confira o incrível desenho no manuscrito:
Agora veja com a imagem destacada:
Fonte: http://www.openculture.com/2015/01/dostoevsky-draws-a-picture-of-shakespeare.html
Comentários estão fechados.