A data de nascimento de Ludwig van Beethoven é incerta, só se sabe mês e o ano: dezembro de 1770. Oficialmente, seu aniversário é comemorado no dia de seu batismo, no dia 17 de dezembro (Inclusive o Google faz uma homenagem ao compositor em sua página inicial, para conferir clique aqui). Com uma vida conturbada e uma doença que tirou sua audição completamente, a história da música viu nascer um mito Beethoven: aquele capaz de ouvir a música dentro de si e através da surdez usar da memória musical para montar seus sons. Para os músicos em geral, isto não parece ser um mistério, no entanto, quando se trata de música clássica – e dos maiores compositores de todos os tempos – estamos diante de um momento chave de transformação na nossa forma de entender o pensamento sobre a música.
O mais interessante é que as composições após a perda de sua audição são inúmeras. Estima-se que mais de 80 de suas músicas foram compostas após a perda da audição ou, no mínimo, terminadas, uma vez que tratavam-se de obras já iniciadas em períodos diferentes da vida.
O NotaTerapia selecionou as 10 principais composições de Beethoven compostas após a perda de sua audição. Confira:
*Como critério, utilizamos diversas fontes que confirmam que em 1807 o compositor estava “praticamente” surdo, assim, levamos em conta as obras compostas após 1808. Como alguns obras são longas e não estão inteiras na internet, publicamos os trechos consideramos mais relevantes.
1- Op. 92 – 7° Sinfonia em lá maior (1811-1812)
2- op.93 – 8° Sinfonia in fá maior (1912)
3- op.106 – Sonata para piano n.º 29 em si bemol maior – “Hammerklavier” (1817-1818)
4- op.109 – Sonata para piano n.º 30 em mi maior (1820)
5- op.110 – Sonata para piano n.º 31 em lá bemol maior (1820-1821)
6- op.111 – Sonata para piano n.º 32 em dó menor (1820-1822)
7- op.123 – Missa em Ré Maior “Missa solemnis” (1818-1822)
8- op.124 – Abertura “Consagração da Casa” (1822)
9- op.125 – 9° sinfonia em ré menor “Coral” (1822-1824)
Leia também: Confira os 10 melhores poemas de Conceição Evaristo
10- op.133 – Grande Fuga para Quarteto de cordas (1825)
Comentários estão fechados.
Add Comment