Aos 83 anos, o lendário cantor Ney Matogrosso demonstrou que sua influência vai muito além da música. Em um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o artista apresentou uma proposta de projeto de lei focado na maior proteção dos animais silvestres do Brasil, reforçando a necessidade de preservar a rica biodiversidade do país.
O diálogo, marcado por engajamento e sensibilidade, foi destacado por Lula em suas redes sociais. O presidente escreveu:
“Querido Ney, recebê-lo nessa tarde trouxe muita alegria para mim e para Janja. Você é essa pessoa especial que encanta pela força da sua arte e da sua história. Você é essa pessoa especial que encanta pela força da sua arte e da sua história. Muito importante a discussão que nos trouxe sobre o projeto de lei para aumentar a proteção aos animais silvestres, tema que deveria ser ensinado nas escolas desde cedo.”
Além de visitar o presidente, Ney Matogrosso participou de audiência pública para endurecer penas para maus-tratos a animais silvestres
O projeto de lei do deputado Marcelo Queiroz (PP) busca equiparar crimes contra animais silvestres aos praticados contra cães e gatos, com penas de 2 a 5 anos de prisão, multa, proibição de guarda e possibilidade de prisão efetiva. Hoje, esses crimes têm pena de 3 meses a 1 ano, geralmente convertida em medidas alternativas.
Ney Matogrosso emocionou o público ao relatar sua ligação com a natureza e pedir mais empatia da sociedade.
A iniciativa de Ney Matogrosso reflete seu compromisso com causas ambientais e pode abrir caminho para avanços legislativos na proteção da fauna brasileira. A proposta agora será analisada para possíveis desdobramentos no âmbito governamental.
Foto: Ricardo Stuckert
Leia também: Por que assistir “Homem com H”: filme inspirado na vida de Ney Matogrosso?
A visita de Ney se dá em maio a estreia do filme sobre sua vida. Homem com H retrata as diferentes fases da vida do icônico cantor e intérprete brasileiro, explorando desde sua infância, a relação problemática com o pai e o ingresso no universo musical na juventude, os desafios da carreira até se tornar uma das grandes figuras da história da MPB. Aborda, também, momentos emblemáticos da sua trajetória com o sucesso do grupo Secos e Molhados, em meio à ditadura militar, o relacionamento com Cazuza e a decisão de seguir carreira solo.