Aluna de escola pública conquista bolsa de estudos em 10 universidades internacionais

Rhayssa Braz, de 18 anos, moradora de Santos, em São Paulo, sempre teve vontade de conhecer vários lugares do mundo. Por isso, passou a pesquisar bolsas de estudos em universidades fora do país.

Após concluir todo o ensino em escola pública, a jovem resolveu se candidatar em diversas universidades internacionais. Em entrevista, Rhayssa contou que enfrentou dificuldades, pois foi criada apenas pela mãe e a avó. Mesmo com poucos recursos, ela sempre se dedicou aos estudos.

Em 2019, participou de concursos de redação e conseguiu uma bolsa de estudos na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, porém não conseguiu cursar devido às condições financeiras. Com persistência e determinação, voltou a participar de outros processos seletivos, procurando universidades que oferecessem melhores condições para estrangeiros.

Leia mais: Menino de 5 anos é o brasileiro mais jovem a ingressar para a comunidade mundial de pessoas com alto QI

Bolsa de estudos

Das 44 instituições internacionais, ela conseguiu ser admitida em 9, todas com bolsas de estudos de até 65%. No entanto, foi surpreendida com a notícia de que havia sido aceita em mais outra. Ela escolheu o programa de estudo interdisciplinar, que envolve os cursos de Business Transformation, Social Innovation e Tech do programa da Zayed University e Minerva University, uma parceria entre os Emirados Árabes e os Estados Unidos, com pelo menos 75% de bolsa. Durante os 4 anos de graduação, percorrerá oito campus universitários espalhados pelo mundo: São Francisco, nos EUA; Seoul, na Coréia do Sul; Hyderabad, na Índia; Berlim, na Alemanha; Buenos Aires, na Argentina; Londres, na Inglaterra; Taipei, em Taiwan; e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

“Desde criança, quando me perguntavam o que eu queria ser quando crescesse, eu não consegui resumir em uma palavra. Eu sempre quis conhecer mais sobre o mundo, vivenciar novas experiências. E agora estou tendo a oportunidade de fazer isso”, relatou a jovem.

Embora espere a confirmação de 100% da mensalidade custeada para prosseguir com os estudos fora do Brasil, ela criou uma campanha online de arrecadação para ajudar nas despesas extras no ano passado.

Fonte
Fonte

Related posts

“A vida é uma maratona”: Drauzio Varella ganha documentário inspirador sobre sua trajetória

“Um dia, todos terão sido contrários a isso”: Ao receber o National Book Award 2025, Omar El Akkad faz contundente discurso contra genocídio em Gaza

Conceição Evaristo publica dissertação de mestrado inédita sobre literatura negra em que surgem esboços das “escrevivências”