Promover a leitura e fazer as pessoas lerem é mais do que uma ideia que deve ser incentivada: é possível colocá-la em prática. Pelo menos essa foi a incrível iniciativa de Julio Tavares, morador de Petrópolis, cidade serrana do interior do Rio de Janeiro.
Ele montou o que ele chamou de “geladeira de livros” que, nada mais é que, uma geladeira (desligada, claro) com um monte de livros dentro. Localizada no bairro Espírito Santo, comunidade próxima do Palácio Quintandinha na cidade Imperial, a geladeira fica próxima a um ponto de ônibus, ou seja, em um lugar onde todo mundo passa para ir e voltar do trabalho. Segundo Tavares, “a idéia surgiu depois de uma conversa entre pais e filhos para tentarmos incentivar as nossas crianças, jovens e adultos da comunidade a terem mais acesso à leitura.”
Assim, uma geladeira que estava abandonada foi pintada e decorada e recebeu doações de livros que ficam disponíveis para quem quiser pegar. A única regra é: devolver depois de ler ou doar algum outro livro para a geladeira.
“O projeto é bem simples: a pessoa vai lá, pega o livro para ler e depois que ler devolve. Quem quiser doar mais livros só peço para não colocar direto, pois todos os livros estão sendo carimbados antes de ficarem na geladeira.”, disse Tavares em grupo no Facebook.
Veja algumas imagens: