Com a pandemia do coronavírus, vários museus aceleraram a digitalização de seus acervos e promoveram visitas virtuais. O museu mais famoso do mundo, o Louvre de Paris, foi um dos últimos a aderir a essa mudança – afinal, é o maior do mundo, com mais de 500 mil obras. Grande parte delas, mais de 480 mil, agora podem ser acessadas por meio da nova plataforma online do Louvre: as Coleções do Louvre.
A plataforma online recém-lançada é gratuita e pode ser acessada aqui.
“Pela primeira vez, qualquer pessoa pode acessar toda a coleção de obras de um computador ou smartphone gratuitamente, estejam elas em exibição no museu, alugadas, ou armazenadas”, afirmou o presidente do Museu, Jean-Luc Martinez.
A plataforma é como uma exposição online de pinturas, gravuras, esboços, objetos e esculturas de todas as galerias do museu. Os oito departamentos do museu são exibidos na íntegra, e todos poderão ver uma variedade de peças, de esculturas renascentistas à arte egípcia. A base de dados do acervo é atualizada diariamente.
Por onde começar?
Se você não souber por onde começar, pode:
- Seguir o mapa interativo do museu e visitar cada seção de acordo com os departamentos do museu. Acesse o link do mapa aqui.
- Pode optar por visitar as coleções separadamente. Acesse aqui o link dos álbuns.
- Ou desbravar o mecanismo de busca, que apresenta filtros de acordo com a coleção, o período histórico, categorias (pintura, escultura, etc.) e lugar de origem do artista. Acesse a busca aqui.