O médico Drauzio Varella é muito conhecido pelos trabalhos sociais na prisão e pelos livros lançados com essa temática como Estação Carandiru, Carcereiros e Prisioneiras. O que pouca gente sabe é que, além de escritor, Drauzio também é um grande leitor. Em seu canal no youtube (que você pode acompanhar aqui!) ele faz vários vídeos com temáticas diversas, incluindo incríveis dicas de leitura e literatura. Muitos deles foram essenciais para sua formação e mudaram a sua vida!
O NotaTerapia pegou as indicações de Drauzio e fez esta incrível lista com livros que todo mundo deveria ler!
1- Tarzan, O Filho das Selvas, de Edgar Rice Burroughs
Nascido na floresta, órfão com apenas um ano de idade, o pequeno lorde Greystoke é adotado e criado por uma antropoide, que o transforma em Tarzan – o homem-macaco, ágil, forte, poderoso guerreiro, líder de seu bando e rei da selva. Mas tendo contato com a espécie humana, sobretudo com membros de uma expedição americana, dentre eles a bela Jane, o herói se transforma. Será que o amor e suas origens como lorde Greystoke irão sobrepujar uma vida inteira como Tarzan? Pode um homem selvagem resistir ao chamado da floresta?
2- Os Doze Trabalhos de Hércules, de Monteiro Lobato
Após visitar a Grécia Antiga em O Minotauro, e testemunhar a morte da Hidra de Lerna, Pedrinho fica obcecado com Hércules e decide retornar com Emília e Visconde para presenciar os outros onze trabalhos do grande herói grego. Chegando à Neméia, o trio sobe em uma árvore para evitar o Leão da Nemeia, e vêem quando Hércules chega e falha nas tentativas de matar a fera com flechas e clava, já que o animal é invulnerável. Sabendo como a história termina, eles o ajudam, gritando “sufoque-o, senhor Hércules!“, o que lhes rende a amizade do herói.
3- O Guarani, de José de Alencar
A obra organiza-se em torno de alguns fatos essenciais à compreensão da narrativa: a devoção e fidelidade de Peri à Cecília; o amor não correspondido de Isabel por Álvaro e o amor deste por Cecília; a morte de uma índia aimoré, provocada acidentalmente por D. Diogo; a vingança dos aimorés, tribo antropófaga, que tenciona atacar o forte, fato simultâneo ao motim dos homens de D. Antônio, liderados por Loredano, um ex-frei ambicioso e devasso que pretende saquear a casa e raptar Cecília, a quem ardentemente desejava.
4- Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
Narrado em primeira pessoa, seu autor é Brás Cubas, um “defunto-autor”, isto é, um homem que já morreu e que deseja escrever a sua autobiografia. Nascido numa típica família da elite carioca do século XIX, do túmulo o morto escreve suas memórias póstumas começando com uma “Dedicatória”: Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas. Seguido da dedicatória, no outro capítulo, “Ao Leitor”, o próprio narrador explica o estilo de seu livro, enquanto o próximo, “Óbito do Autor”, começa realmente com a narrativa, explicando seus funerais e em seguida a causa mortis, uma pneumonia contraída enquanto inventava o “emplastro Brás Cubas”, panaceia medicamentosa que foi sua última obsessão e que lhe “garantiria a glória entre os homens”.
5- Dom Casmurro, de Machado de Assis
Seu personagem principal é Bento Santiago, o narrador da história que, contada em primeira pessoa, pretende “atar as duas pontas da vida”,[2] ou seja, unir relatos desde sua mocidade até os dias em que está escrevendo o livro. Entre esses dois momentos Bento escreve sobre suas reminiscências da juventude, sua vida no seminário, seu caso com Capitu e o ciúme que advém desse relacionamento, que se torna o enredo central da trama.[3] Ambientado no Rio de Janeiro do Segundo Império, se inicia com um episódio que seria recente em que o narrador recebe a alcunha de “Dom Casmurro”, daí o título do romance. Machado de Assis o escreveu utilizando ferramentas literárias como a ironia e uma intertextualidade que alcança Schopenhauer e sobretudo a peça Otelo de Shakespeare.
Veja o vídeo com as indicações aqui:
Fonte: http://zahar.com.br/livro/tarzan-edicao-comentada-e-ilustrada
https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Doze_Trabalhos_de_H%C3%A9rcules_(Monteiro_Lobato)
https://www.infoescola.com/livros/o-guarani/