Em “África é Logo Aqui”, Cleyton Mendes apresenta a jornada de um poeta pelo continente

Nos dias 02 e 30 de julho de 2025 (quartas-feiras), às 19h30, com entrada gratuita, o artista e poeta Cleyton Mendes (@poetacleyton) apresenta a performance literária África é Logo Aqui, na Biblioteca do Sesc Avenida Paulista, misturando poesia, spoken word, narração de histórias bem-humoradas e cenas interpretativas, inspiradas em vivências durante sua passagem por Moçambique, na África

“África é Logo Aqui” é uma jornada sensível e provocadora que convida o público a atravessar fronteiras simbólicas e mergulhar em reflexões sobre identidade, cultura, ancestralidade e diáspora africana. Embalada por uma trilha sonora exclusiva do músico e produtor musical Wopper Black (@wopperblack), a apresentação propõe uma imersão poética e cultural que conecta Brasil e Moçambique por meio da arte, da literatura e da oralidade.

A proposta é oferecer uma experiência de reconexão com as raízes ancestrais, ampliando o olhar sobre a contribuição africana na construção da identidade brasileira. A performance rompe com os limites do espaço tradicional de leitura e transforma a biblioteca em um território de travessia — onde o saber encontra o sentir, e a palavra vira caminho para conduzir os espectadores. 

A partir de histórias reais vividas em solo moçambicano, Cleyton Mendes compartilha descobertas, afetos e aprendizados que também já foram retratados em seu livro homônimo, publicado pela Editora Fala (2023).

Da culinária à arte de rua, dos idiomas aos encontros com a periferia de Maputo, “África é Logo Aqui” é um diário de bordo literário que mistura prosa e poesia em relatos leves,mas profundos. Nele, Cleyton narra sua jornada pessoal de descoberta e reconexão com o continente africano. Com uma escrita descontraída, o livro é também um guia afetivo para quem sonha em cruzar fronteiras — geográficas, raciais e sociais.

O projeto integra uma série de ações voltadas ao intercâmbio cultural e à valorização das africanidades no Brasil, buscando despertar no público um olhar mais atento e sensível às histórias que atravessam continentes, gerações e corpos.

Sobre o artista

Cleyton Mendes é escritor, poeta, slammer, arte-educador, produtor cultural e comunicador social. Nascido em Poá (SP), já publicou quatro livros e participou de intercâmbios culturais na África, Irlanda e Portugal. É autor de projetos como o Sarau Pense Já, o coletivo Afrônt Poesia e a iniciativa Bora Bora Bora Poesia nas Escolas, e um dos nomes que têm promovido o diálogo entre literatura e periferia. Seu trabalho já impactou milhares de pessoas em escolas, bibliotecas, projetos sociais e eventos por todo o país.

Serviço: “África é Logo Aqui”, com Cleyton Mendes

Sinopse: Uma jornada que une poesia, humor e histórias reais para narrar a viagem transformadora de um poeta preto periférico a Moçambique, em um percurso de (re)conhecimento que conecta identidade, ancestralidade e cultura, revelando afetos, sabores e encontros pela arte e pela periferia de Maputo.

Duração: 60 minutos,

Entrada gratuita.

Acesso livre, sujeito à lotação. Classificação Livre Quando: 02 e 30 de julho de 2025 (quartas-feiras) – Horário: 19h30 – Onde: Sesc Avenida Paulista – Biblioteca (15º andar) – Av. Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo – SP

Informações: https://www.sescsp.org.br/programacao/africa-e-logo-aqui/

Related posts

“Um dia, todos terão sido contrários a isso”: Ao receber o National Book Award 2025, Omar El Akkad faz contundente discurso contra genocídio em Gaza

Conceição Evaristo publica dissertação de mestrado inédita sobre literatura negra em que surgem esboços das “escrevivências”

Leci Brandão se torna a primeira mulher negra a receber o título de Doutora Honoris Causa pela UFSCar