Filme “Pecadores” (2025) foi inspirado em mitologia iorubá, revela diretor

O diretor e roteirista de “Pecadores”, Ryan Coogler, revelou recentemente em uma entrevista, que os personagens gêmeos Smoke & Stack, foram inspirados em divindades gêmeas cultuadas na mitologia iorubá, os “Ibejis”.

Os gêmeos Smoke & Stack foram interpretados por Michael B. Jordan no filme recém-lançado “Pecadores” e traz essa referência ancestral para o cinema contemporâneo, evidenciando a intenção do Coogler em trazer à baila a presença de elementos da comunidade negra e da cultura africana.

Essas narrativas têm se tornado cada vez mais populares, ampliando o alcance de tradições apagadas, mas que há séculos atravessam continentes e gerações, como a mitologia iorubá.

Mitologia Iorubá: o que são os “Ibejis”?

Os “Ibejis” são divindades gêmeas que carregam consigo a felicidade e veem o mundo com olhos de crianças, sendo comumente associadas ao nascimento e a primeira fase da vida, com características de pureza e inocência. 

Estas divindades são de grande importância para as religiões de origem africana e para o povo africano, o termo “Ibeji” é sinônimo de filhos, como fonte de alegria, pois são a garantia de perpetuação de sua descendência. Além disso, os “Ibejis” também representam a dualidade e a justiça.

Além de “Pecadores”: outras obras inspiradas em “Ibejis

Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves

O livro, “Um Defeito de Cor”, de Ana Maria Gonçalves, conta a história de Kehinde, uma menina que foi sequestrada e traficada para o Brasil, juntamente com sua avó e sua irmã Taiwo. Kehinde foi a única sobrevivente da travessia do Atlântico e todo o romance gira em torno de sua vida, até o momento de sua morte.

Kehinde e Taiwo são “Ibejis“, e a autora, busca evidenciar durante toda a história a relação existente entre Kehinde e sua irmã e como elas estão ligadas pela ancestralidade, apesar de terem sido separadas de maneira tão abrupta.

Curta metragem, ‘Ibejis’, da diretora Kallyane Nery, jovem da Chapada Diamantina

O cruta metragem, “Ibejis“, é resultado da preocupação da diretora Kallyane Nery, da Chapada Diamantina – BA, com a preservação da cultura e das tradições do território em que habita.

O filme narra a história de Dona Menina, uma senhora responsável por fazer o caruru de Cosme e Damião, festejos tradicional da região da Chapada e reproduz a tradição de respeito aos “Ibejis” no sincretismo religioso.

“Pecadores”: sinopse do filme

No filme “Pecadores”, Michael B. Jordan interpreta irmãos gêmeos – Smoke e Stack – que retornam à sua cidade natal para reconstruir a vida e apagar um passado conturbado, muito embora não possa ser esquecido. 

Diversos acontecimentos continuam os atormentando por meio de uma força maligna que persegue os irmãos, evidenciando medos e traumas. A força maligna se espalha por toda a cidade, assustando seus moradores, que se sentem obrigados a lutar para sobreviver. 

O filme, entretanto, vai além da necessidade de lutar contra os antigos demônios e Smoke e Stack travam luta intensa contra as entidades que estão por trás do terror que os assola, trazendo um thriller intenso com elementos sobrenaturais e cheia de mistérios.

“Pecadores” foi dirigido por Ryan Coogler, que também dirigiu Pantera Negra e Creed, em uma parceria de sucesso com Michael B. Jordan.

Related posts

“Como Salvar a Amazônia”: livro que Dom Philips escrevia quando foi assassinado é publicado

Idosa de 90 anos volta a estudar e se forma na faculdade para ‘manter o cérebro vivo’

Estudante traduz “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, para o Guarani