Fascinante série de fotografias raras do século XIX retratam os últimos samurais do Japão

[Postado por Charivari]

Hoje vamos conhecer uma fantástica série de fotografias raras coloridas à mão que retratam vários Samurais entre os anos de 1863 e 1900. Descobertas por Retronaut, estas imagens mostram a última fase da existência desta classe, que culminou com a Restauração Meiji.

No começo da história dos samurais, estes não eram mais que simples servidores do Império, e só no século XII é que estes se elevaram para uma posição de privilégio e dominação política e social sobre a população japonesa.

Esta classe militar e aristocrática do Japão feudal seguia o código de honra que dá pelo nome de Bushido, um rígido código moral influenciado pelo Budismo, Xintoísmo e Confucionismo e que ainda hoje prevalece na cultura japonesa. Coragem, benevolência, sinceridade, lealdade e autocontrole eram algumas das principais virtudes que regiam a vida destes guerreiros, lado a lado com as artes marciais.

Estas cativantes imagens permitem espreitar em detalhe as intricadas indumentárias destes soldados e até mesmo a sua arte corporal. Com as reformas da Era Meiji no final do século XIX e o fim do feudalismo, a classe dos samurais acabou por ser abolida. O fascínio por esta mítica classe guerreira mantém-se, no entanto, bem presente até aos dias de hoje.

Veja mais imagens aqui!

Related posts

7 reflexões do Papa Francisco sobre o papel da literatura na educação

10 livros preferidos do escritor Pedro Bandeira

A Trilogia de Trier: filmes que você deve ver do diretor mais aplaudido em Cannes 2025