Lei Rouanet: Denise Fraga explica como funciona a lei mais perseguida por conservadores do Brasil

Lei Rouanet

Em entrevista na TV Brasil, a atriz brasileira Denise Fraga explica como funciona o processo de financiamento de espetáculos por meio da Lei Rouanet. Explicou também sobre as vantagens desse tipo de investimento para a cultura do país.

A Lei Rouanet desde sua publicação sempre foi alvo de muitas críticas e atualmente continua incitando polêmicas em decorrência do desconhecimento da sociedade de maneira geral, que não busca informação e acaba sendo influenciada negativamente por fakenews.

De acordo com a explicação de Fraga, não há um repasse direto do governo para os artistas. O que acontece realmente é que o artista ou grupo de artistas recebe um certificado do Ministério da Cultura que os torna aptos a captar recursos juntamente a uma empresa ou pessoa física que deseje financiar um evento cultural.

Ela exemplifica durante a entrevista: “no O que só sabemos juntas’, a gente tem de novo o patrocínio do Bradesco Seguro”. Você vai lá e propõe pro Bradesco pra ele patrocinar”.

Veja também: “17º Festival Visões Periféricas”: mostra exibe 57 filmes sobre diversidade nas periferias brasileiras 

Um ponto interessante é o retorno gerado pelo incentivo: para cada real investido pelas empresas, R$1,60 retorna para os cofres públicos, conforme previsto na legislação. Isso demonstra que, além de fomentar a cultura, a Lei Rouanet contribui para a economia, gerando empregos, renda e aumento na arrecadação de impostos.

Confira a entrevista aqui:

A importância da Lei Rouanet para a economia do país

Ou seja, quando as empresas investem em cultura, elas estão contribuindo diretamente para a geração de empregos e renda para famílias e outras empresas. Neste movimento cíclico todo mundo ganha e o governo arrecada ainda mais impostos.

A Lei Rouanet é essencial para que a cultura brasileira continue sendo difundida e valorizada! Conhecer as leis do nosso país é essencial para garantir direitos e cumprir seus deveres enquanto cidadã(o).

“A cultura no Brasil, ela é uma coisa imensa de produção e geração de renda para quem trabalha”, afirma Fraga.

Antes de compartilhar uma informação, certifique-se sobre sua veracidade.

Revisado por: Ariane Moraes

Related posts

Cia. Artesãos do corpo lança websérie sobre seus 25 anos de trajetória

Paulo Coelho posta foto de seu livro pirateado sendo vendido e escreve: “não há recompensa melhor”

Roberto de Carvalho vai escrever autobiografia contando sua vida com Rita Lee