Sandra Hüller é uma das atrizes mais talentosas e versáteis da atualidade, reconhecida por sua habilidade em transitar entre diversos gêneros e personagens complexos. Com 20 anos de carreira no cinema, ela se tornou querida pelo grande público por sua atuação em Anatomia de Uma Queda, interpretando uma escritora que precisa provar sua inocência pela morte do marido, e sendo indicada a prêmios como Globo de Ouro e Oscar de Melhor Atriz.
Seu talento é evidenciado em uma série de filmes que vão desde o drama psicológico até a comédia mais leve, com atuações que ficam na memória do espectador. Para conhecer melhor o seu trabalho e a sua jornada artística, aqui estão sete filmes essenciais de Sandra Hüller.
Confira!
1 – Requiem
Jovem de 21 anos não consegue ser uma jovem de 21 anos. Michaela é pressionada por visões religiosas e doenças psiquiátricas, enquanto tenta sair do lar religioso e frequentar a universidade. Ao seu redor, o interior da Alemanha e a contracultura dos anos 1970.
2 – Nos Corredores
Os corredores são de um supermercado. Triste, escuro, amarelado pela solidão de empilhadores de garrafas e arrumadoras de doces. Como sobreviver, amar e sonhar ao mesmo tempo? Christian, Marion e Bruno pelo menos tentam.
Leia também: “É muito estranho como o Brasil tem medo dos militares”, afirma Marcelo Rubens Paiva
3 – A Jornada
Uma astronauta francesa em treinamento é convocada para uma missão oficial. Ela precisa deixar sua filha de sete anos com o pai e seguir viagem para o espaço junto com outros dois homens, um americano e outro russo. Desde o anúncio de sua convocação até depois da partida, ela passa a lidar diariamente com as dificuldades de ser mulher em um mundo dominado por homens incapazes de compreender os sentimentos ligados à maternidade e ao íntimo feminino.
4 – Exílio
Xhafer, engenheiro albanês, radicou-se na Alemanha. Tem esposa, filhas e aparenta felicidade ao trabalhar em escritório um tanto caótico. Contudo, sente-se discriminado e intimidado no trabalho, e assim começa a ter uma crise de identidade
5 – Sisi e Eu
Nesta reinterpretação ousada da história de “Sisi”, o foco está na estreita amizade da imperatriz austríaca Elizabeth com sua última dama de companhia, Irma Condessa von Sztáray, que se apaixona pela carismática Sisi e é cativada por suas ideias modernas.
6 – Sibyl
Sibyl é uma psicoterapeuta que luta para se manter sóbria após superar o vício em álcool. Quando decide interromper os atendimentos de pacientes para se dedicar à escrita, recebe a visita inesperada de Margot, uma atriz em crise durante uma filmagem. Apesar da recusa inicial, Sibyl aceita atendê-la, e logo percebe que a vida conturbada da artista representa o material perfeito para seu novo romance.
Onde assistir?
Todos os seis filmes, mais Anatomia de Uma Queda, estarão em exibição na mostra “Sete Vezes Sandra Hüller”, que ocorrerá do dia 12 à 15 de janeiro no Estação Net Rio. Sob curadoria de Andrea Ormond, a mostra oferece ao público a oportunidade de conhecer e revisitar momentos marcantes da carreira desta atriz singular. Além das exibições, duas mesas de discussão irão contextualizar sua trajetória artística e sua contribuição para o cinema europeu e mundial.
Confira a programação da Mostra
Domingo, 12/1
19h – Requiem – Dir.: Hans-Christian Schmid, 2006, 1h33
21h – Debate: Andrea Ormond e Eliska Altmann
Segunda-feira, 13/1
18h20 – Nos corredores (In den Gängen) – Dir.: Thomas Stuber, 2018, 2h5
20h50 – Anatomia de uma queda (Anatomie D’un Chute) – Dir.: Justine Triet, 2023, 2h32
Terça-feira, 14/1
18h40 – A jornada (Proxima) – Dir.: Alice Winocour, 2019, 1h47
20h50 – Exílio (Exil) – Dir.: Visar Morina, 2020, 2h
Quarta-feira, 15/1
16h30 – Sissi e eu (Sisi & Ich) – Dir.: Frauke Finsterwalder, 2023, 2h12
19h – Sibyl – Dir.: Justine Triet, 2021, 1h40
21h – Debate: Andrea Ormond e Eliska Altmann