10 Filmes para conhecer a diretora Catherine Breillat

O cinema de Catherine Breillat é marcado pela provocação. Seus filmes frequentemente abordam aspectos da sexualidade feminina da maneira crua e ousada, expondo também a insegurança e violência masculinas quando confrontados com mulheres que não se encaixam nos moldes desejados.

Quer saber mais sobre essa polêmica diretora? Separamos uma lista com 10 filmes para você conhecer um pouco mais dessa cineasta tão singular.

Uma Adolescente de Verdade

Estreia da diretora na atrás das câmeras. O filme é considerado uma das mais ousadas abordagens sobre a sexualidade feminina já realizadas. Adaptação de um romance da própria Breillat, a obra conta a história de Alice, uma adolescente rural cuja experimentação sexual desinibida perturba seus pais e pressagia a ruína de seu primeiro amante.

Culpa e Desejo

O mais recente filme da diretora, lançado em 2023, acompanha Anne, mãe bem-sucedida e respeitada advogada especializada em violência sexual contra menores, que tem sua rotina perturbada com a chegada do enteado Théo, filho do seu marido. A relação dos dois, a princípio conflituosa, logo se torna um perigoso jogo de sedução.

Escândalos Noturnos

Segundo filme da diretora, que une cinema e autoficção, explorando os limites externos do desejo feminino. Solange é uma cineasta que compulsivamente tem novos amantes em busca de uma paixão que está ausente em seu casamento. Ela começa um caso com outro cineasta, mas o relacionamento sexual entre eles é marcado por um curioso conjunto de regras, como tentativa de resgatar o sentimento da primeira noite juntos, cada vez que fazem sexo.

Para Minha Irmã

Anaïs é uma jovem de 12 anos que lida com o excesso de peso e com os ciúmes que sente da irmã de 15 anos, Elena, cuja beleza é admirada por todos. Ambas possuem uma relação complicada com a própria sexualidade. Elena é considerada promíscua, mas quer perder a virgindade com alguém que ame, enquanto Anaïs não tem tais pretensões. A chegada de Fernando na vida das duas causará transformações nas jovens.

36 Fillette

Mais uma adaptação de um romance da própria Breillat, é considerado um dos seus filmes mais marcantes. Lili é uma garota de 14 anos que está em um acampamento com seus pais em Biarritz. Precoce e curiosa, ela testa os limites de sua capacidade de exercer poder sobre os homens enquanto, ao mesmo tempo, fica cada vez mais ansiosa para perder sua própria virgindade. Lili logo cruza o caminho de Maurice, um playboy depressivo de meia-idade com quem ela pensa em fazer sexo, embora a misoginia dele ameace frustrar seu desejo.

Amor Perfeito

O filme mergulha nas raízes psicológicas e nas consequências da codependência, e narra a história de uma oftalmologista, duas vezes divorciada, que se apaixona por um homem mais jovem, inseguro e possessivo. Com o passar do tempo, ela se torna viciada no relacionamento tóxico que eles possuem.

Romance X

A professora Marie é casada com Paul, e ela está decepcionada com a falta de interesse sexual do parceiro, e sai a noite se encontrando com diversos homens para satisfazer o seu desejo.

Anatomia do Inferno

Outra adaptação de um romance de Breillat e considerado pela própria uma sequência de Romance X. Uma mulher solitária e sem nome, prestes a cometer suícido, é resgatada por um homem gay. Ela o paga para passarem quatro noites juntos, período onde ambos explorarão suas sexualidades até o limite, rejeitando qualquer espécie de convenção social.

Breve Travessia

Explorando a sexualidade de duas pessoas em momentos diferentes de suas vidas. Uma mulher mais velha, Alice, encontra um garoto mais jovem durante uma travessia de barco. Ele, virgem, tem uma visão otimista do sexo, enquanto ela, recém divorciada, é mais amarga. A conexão entre os dois cresce ao longo da viagem.

Uma Relação Delicada

Filme semi biográfico, que retrata os desdobramentos de um derrame sofrido pela diretora em 2004. No longa-metragem, Maud é uma cineasta que fica com metade do corpo paralisado devido uma hemorragia cerebral. Após sua recuperação, ela imediatamente engata um novo projeto, e convida um famoso vigarista para estrelar o filme. Ele aceita, mas deseja se encontrar com ela o máximo possível antes de começar a gravação.

Leia também: 9 filmes palestinos que você precisa conhecer (e ver)!

Onde assistir?

No mês de novembro, a plataforma de streaming Filmicca fará uma retrospectiva da diretora francesa, exibindo quatro filmes seus, em versões remasterizadas. No dia 8 de novembro, o filme Uma Adolescente de Verdade ficará disponível, dia 15 é a vez de Escândalos Noturnos. 36 Fillete será disponibilizado no dia 22, e a retrospectiva se conclui dia 29, com Amor Perfeito.

Não perca essa oportunidade de conhecer mais dessa polêmica e celebrada diretora!

Related posts

10 filmes para conhecer o surrealismo no cinema

“Jurado Nº 2” (2024) – A justiça de cada um

Beatles’64 (2024): documentário mostra que ainda há algo a dizer sobre a primeira viagem do quarteto à América