“O Segredo de Brokeback Mountain”: peça adapta conto de Annie Proulx e clássico do cinema

O segredo de Brokeback Mountain”, conto de Annie Proulx que narra a história de amor dos cowboys Ennis Del Mar e Jack Twist que se transformou é clássico de cinema, agora vai virar peça de teatro aqui no Brasil.

A peça é uma adaptação de Ashley Robinson com músicas de Dan Gillespie Sells. Estrondoso sucesso desde o lançamento do filme homônimo de Ang Lee, o maior indicado do Oscar de 2006 com oito menções e vencedor de três estatuetas, a trama icônica tem em sua primeira montagem nos palcos nacionais Marcéu Pierrotti e Júlio Oliveira na pele dos protagonistas Ennis Del Mar e Jack Twist.

Responsável pela compra dos direitos da montagem no Brasil, Marcelo Brou é o idealizador da montagem e está em cena como o personagem Ennis na fase madura, narrando passagens da peça.

Do que fala O Segredo de Brokeback Mountain?

Fotos: Tercianne Melo

Para quem não conhece, O Segredo de Brokeback Mountain é uma história de amor entre dois cowboys no interior dos Estados Unidos na década de 60. Jack Twist e Ennis del Mar são jovens que se conhecem ao serem contratados para cuidarem das ovelhas de Joe Aguirre em Brokeback Mountain.

Os dois cowboys, pobres, ao passarem semanas isolados, no frio e em más condições de trabalho, começam a criar uma intimidade que se transforma em um romance intenso e conflituado. Com o fim do trabalho, voltam às suas vidas, deixando um enorme pedaço de quem são em Brokeback Mountain – e que passam o resto de suas vidas tentando recuperar. A peça é de Ashley Robinson, adaptada do conto de Annie Proulx, que teve uma notória e premiada versão de Ang Lee para o cinema. A história atravessa personagens profundamente humanos e faz pensar sobre a intolerância, os medos, as fragilidades, os interditos e o poder do amor.

Leia também: Descobri que “O Estrangeiro” é um millennial no último dia da peça 

Fotos: Tercianne Melo

A ideia da montagem partiu de Marcelo Brou que, impactado após assistir a montagem em Londres, fez contato com Moacyr convidando-o a dirigir a primeira montagem do texto no Brasil. “Eu estava assistindo a um musical em Londres em 2023, depois de ter feito a novela ‘Travessia’, de Gloria Perez, quando ouvi um burburinho. As pessoas falavam que haviam assistido o espetáculo Brokeback Mountain num teatro bem perto de onde eu estava. Então eu fui conferir e fiquei encantado”, relembra Brou. “E eu topei o convite na hora, pois é uma bela e importante história, cheia de humanidade e beleza”, reitera Moacyr.

Fotos: Tercianne Melo

Evidenciando os estigmas que cerceiam os relacionamentos gays, desde a figura dos cowboys, personagens atribuídos como másculos no imaginário coletivo, até a heterossexualidade compulsória que é comunicada nas entrelinhas da trama, mesmo com uma história que se passa no final do século XX e após tantas transformações na sociedade desde o lançamento do filme em 2005, a trama permanece atual. “Porque ela trata de questões constitutivas da humanidade. Ela não precisou de nenhuma ‘atualização’, é extremamente fácil o reconhecimento do que vivemos hoje com a história de Ennis e Jack”, acredita Góes.

“Por mais que o conto tenha mais de 20 anos, as lutas são as mesmas. Não se faz necessária nenhuma intervenção por se tratar de uma forma de amor genuína. A peça poderia ter sido encenada há duas décadas ou hoje, como estamos fazendo. Toda a equipe está muito feliz por levar à cena uma peça que fala de amor, que é um tema universal”, complementa Marcelo.

À época do lançamento do filme, as cenas de amor e sexo entre os protagonistas geraram burburinho, de adesões a censuras pelo mundo afora. Na adaptação para o teatro, tudo será feito com muito respeito à história.

 A estreia da peça é no Rio de Janeiro pelas mãos do diretor Moacyr Góes no dia 07 de agosto, às 20h, no Teatro das Artes

FICHA TÉCNICA:

Elenco: Marcéu Pierrotti, Júlio Oliveira, Marcelo Brou, Eduardo Rieche, Catarina Marcato, Arlete Heringer, Ana Elisa Schumacher

Stand-by Ennis/Jack: Diego Montez

Direção: Moacyr Góes

Assistência de Direção: Diego Montez e Miguel Góes

Texto: Ashley Robinson

Tradução: Miguel Góes

Direção Musical: Miguel Góes

Músicas: Dan Gillespie Sells

Músicos: João Moschkovich e Miguel Góes

Iluminação: Adriana Ortiz

Figurino: Ana Elisa Schumacher

Produção: Bufões Produções

Idealizador do Projeto: Marcelo Brou

Produção Executiva: Bruna Britto

Assistência de Produção: Giulia Butler

Peça baseada no conto de Annie Proulx

SERVIÇO:

“O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN”

Temporada: 7 de agosto a 26 de setembro de 2024

Dias e horários: Quartas e quintas-feiras, às 20h

Local: Teatro das Artes

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 52 / 2º Piso – Shopping da Gávea

Ingressos: R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia-entrada)

Duração: 90 minutos

Gênero: Drama

Classificação Indicativa: 16 anos

Instagram: @brokeback.teatro

Related posts

“Não corre, menino!”: peça retrata violência policial sobre corpos pretos e periféricos

“As Belas Coisas da Vida”: espetáculo infantojuvenil celebra a simplicidade dos bons momentos

“A Lira dos 20 Anos – O Musical”: peça retrata luta, memória e resistência durante a ditadura militar