Turma da Mônica homenageia mulheres de diversas áreas do conhecimento

O projeto “Donas da rua da Turma da Mônica”, de Maurício de Sousa Produções, é uma homenagem às mulheres da história que se destacam/destacaram na Ciência, no Esporte, nas Artes e em outras áreas do conhecimento. Com o apoio da ONU Mulheres, Maurício de Sousa Produções desenvolve ações no segmento com o objetivo de dar maior visibilidade e inspirar meninas e mulheres na conquista de seu espaço.

Estão entre elas: a jornalista Glória Maria; as pintoras Tarsila do Amaral e Anita Malfatti; as escritoras Clarice Lispector, Cora Coralina, Lygia Fagundes Telles, Cecília Meireles, Rachel de Queiroz e Carolina de Jesus e outras mulheres brasileiras e estrangeiras. No site, é possível conferir a biografia de cada uma.

Leia também: Ensaio fotográfico encantador recria a Turma da Mônica com crianças negras

DONAS DA RUA DO LIMOEIRO
“Sabemos que a Mônica e as outras personagens da Turminha – Magali, Milena, Marina, Rosinha, Dorinha e tantas outras – inspiram muitas meninas no Brasil e no mundo a acreditarem que podem superar obstáculos com determinação, responsabilidade e solidariedade. Queremos usar essa força natural delas para que cada menina encontre o potencial que traz dentro de si, mostrando a beleza que existe na diversidade.”

Uma das mais recentes homenageadas foi Eliane Potiguara, primeira escritora indígena brasileira. Com formação em Letras e Educação pela UFRJ, ela dedica sua vida na defesa dos direitos e da cultura dos povos originários.

Leia também: Considerada a primeira escritora indígena brasileira, Eliane Potiguara é Doutora Honoris Causa pela UFRJ

Confira alguns nomes:

Fonte

Related posts

Quem são os “Barbatuques”: grupo de percussão corporal que transformou a arte educação no Brasil?

5 livros para celebrar a vida e a obra de Frida Kahlo!

Conheça Rezende, o homem por trás do consagrado Instituto Candelaio