Eduardo Kobra inaugura surpreendente mural na África

Eduardo Kobra, um dos mais reconhecidos artistas visuais do país, finalizou recentemente um novo mural na cidade de Cotonou, na República de Benin, na África.

Com 700 metros quadrados, a pintura celebra a tolerância religiosa, reunindo 12 pessoas com vestimentas que representam diferentes religiões. Além disso, a obra pretende transmitir a mensagem de união, respeito e harmonia. Para isso, 12 atores de uma companhia de teatro foram convidados como modelos para o desenho.

Leia também: Kobra é o primeiro brasileiro a pintar mural na Walt Disney

É comum também a imersão do artista na cultura e história do país que vai receber a pintura. Ao conhecer o local, ele ficou encantado com a diversidade de religiões.

“São doze pessoas, como referência as doze províncias que formam Benin. Na arte, todos estão de costas, abraçados e olhando para o céu. Nas estrelas, vemos constelações que formam ícones de religiões. E, no centro do mural, há a Terra, a África e duas mãos ‘abraçadas’. A mensagem é clara e, acredito, universal, bem de acordo com os murais em que destacamos a coexistência. Neste mural, ao mesmo tempo em que falamos sobre Benin, também falamos sobre a África, o Planeta e a Humanidade: somente com união, tolerância e respeito é que construiremos um mundo melhor”, disse o muralista.

Esse foi o segundo trabalho de Kobra na África. Em 2017, esteve na cidade de Blantyre, no Malauí, para pintar três murais, um deles sobre Nelson Mandela, no hospital pediátrico Mercy James Center, a convite da cantora Madonna. Vale lembrar ainda que o artista tem 3.000 murais espalhados em aproximadamente 35 países e em diversos locais do Brasil. Dois murais entraram no Guinness World Record como o “maior mural do mundo”. O “Etnias – Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro, e, após, o “Mural do Chocolate”, localizado na rodovia Castelo Branco, em Itapevi (SP), com 5.742 metros quadrados.

Confira o Instagram do artista:

Fonte

Related posts

Quem foi J. Borges, o artista pernambucano que levou a cultura popular brasileira a um patamar internacional?

Quem são os “Barbatuques”: grupo de percussão corporal que transformou a arte educação no Brasil?

5 livros para celebrar a vida e a obra de Frida Kahlo!